Conhecido por desenvolver um trabalho socioeducativo inovador em escolas da rede pública, o grupo de hip hop Matéria Rima e o rapper MC Kunumi, da aldeia guarani Krukutu, localizada em Parelheiros, capital paulista, estão lançando a música “Somos Guerreiros Daqui”.
Primeira de uma série que será lançada ainda este ano, a composição aborda temas como respeito aos povos indígenas, importância da natureza e urgência da demarcação de terras.
Com apenas 16 anos – Kunumi significa jovem em guarani -, Werá Jeguaka Mirim começou a ouvir rap aos 9 anos. Filho do escritor e palestrante indígena Olivio Jekupe, o artista escolheu o rap como ferramenta de veiculação de ideias em favor da causa indígena. Em junho deste ano lançou seu primeiro disco, intitulado “My Blood is Red”.
“Uso o rap para protestar e batalhar. Com ele dá para denunciar as violações de direitos humanos e essa corrupção que está aparecendo agora”, diz MC Kunumi, que ficou conhecido em 2014, ao estender na abertura da Copa do Mundo uma faixa pedindo a demarcação de terras indígenas.