quarta-feira, dezembro 18, 2024

Últimos Posts

Matheus Coringa e Lis MC se unem para lançar o EP “$CAMBO”

Da vida suburbana até o centro, é inegável as trocas, o escambo pelo bem estar e a qualidade de vida que fazemos ao longo dos dias, os desafios e as honrarias de se estar vivo. Com um pensamento que discorre o lado A e B das vivências brasileiras, Lis MC e Matheus Coringa se unem em sete faixas para apresentar ao público seus devaneios em “$CAMBO”, apresentada através do selo Sujogrond “$CAMBO” já disponível nas plataformas digitais e YouTube.

O soteropolitano Matheus Coringa, destaque da cena alternativa conhecido por seu estilo ácido e rimas desafiadoras ao senso comum, abriu seus pensamentos ao lado da carioca Lis MC, e a união foi tão certeira que abriu alas para sete faixas, hora disruptivas e hora leve como uma tarde de sol, do modo mais brasileiro possível na estética do boombap. Para dar vida a “$CAMBO”, os MC’s convidaram os produtores Babidi, Saggaz, GoriBeatzz, Noshugah, Alã e Jumar Paralelo, tendo apenas uma participação especial, o artista Claudjin, do selo Sujoground

Iniciamos a atmosfera do EP com a faixa “Códigos”, uma intro pesada, dita como um dia difícil na vida em sociedade e a convivência diária que é liderada pelos códigos de conduta impostos nos seres humanos de uma forma massante. Porém, em seguida, “Bloco do Bueiro”, é a imersão no pensamento de que, apesar das dificuldades, a vida vale sim ser vivida e proporciona momentos de respiro em meio ao caos urbano; Em “RIP Gal”, a terceira faixa traz a liberdade de assumir seu próprio destino, independente das adversidades, não há nada que não possamos de fato controlar e assim, ter êxito em nossas escolhas; Partindo para a quarta track e sendo o destaque do EP, “Low Rider”, de acordo com LIS MC, é a música que você escuta em seu dia de folga, em seu carro (conquistado com muito suor), e que o brasileiro percebe que com tanta luta há o descanso merecido. O beat por Alã combina perfeitamente com o vocal doce de LIS MC e as ideias firmes de Coringa.

Na sequência, a primeira e única faixa com participação, sendo esta do Claudjin, “Vulgo Rjota”, produzida por Babidi, inicialmente não entraria no projeto mas se encaixava perfeitamente e não tinha como não adicionar a trilha sonora. A faixa diz respeito ao jeitinho brasileiro de ser um “bamba” – uma pessoa que tem samba no pé e na vida, que leva as coisas na ponta do pé, sabe lidar com as situações sem esmorecer. Como nem tudo é positividade, “Expurgo” é a faixa em que Lis MC e Matheus Coringa colocam para fora toda a sua raiva que trás o processo da vitória.

Finalizando a imersão no mundo pessoal dos dois músicos, “Brinde”, sendo a mais íntima de ambos os poetas. Gravada no dia do aniversário de Coringa, o beat foi um presente de Jumar Paralelo ao baiano, e em comemoração a vida do Matheus, LIS Mc trás do seu íntimo toda a sua visão de carinho e admiração ao parceiro de caminhada, sendo a primeira vez que escreveu e versou sobre outra pessoa e não sobre suas próprias vivências. 

“Eu já conhecia a Lis através do trampo com o Febre90s e depois acompanhei os lançamentos dela com o grime, mas eu sempre quis ver mais trabalhos dela com o boombap. Por mais que já tivesse alguns lançados e tal, eu sempre escutei a voz dela imaginando um trampo com essa pegada mais suja, sabe? Foi com esse intuito que a gente decidiu colaborar: uma vontade minha de vê-la no boombap e uma vontade dela de me ver rimando com as minhas esquisitices e doideiras. Sempre bateu essa curiosidade de saber como seria um projeto nosso, né? Porque a gente consegue se identificar muito na questão lírica e nas rimas. A gente entra numa sintonia muito foda, então veio daí essa ideia de colaborar, porque já sabíamos que seria um bagulho que os dois iam curtir, tá ligado?”, compartilha Matheus Coringa.

Matheus Coringa é um dos fundadores dos selos Sheila Records e Sujoground, lançou uma série de projetos e colaborações nos últimos anos, sendo a mais recente “Tarut”, em colaboração com MANDNAH e o produtor e beatmaker Babidi. Seu corre soma participações com artistas como Baco Exu do Blues, FBC, Clara Lima, Victor Xamã e ganhou seus próprios episódios da Pineapple StormTV, Rap Box e Brasil Grime Show. Já Liz MC, tem a característica de desbravar seus próprios versos levando eles para reflexão e diversão, trazendo totalmente suas raízes da Zona Norte do RJ para sua arte, transitando com sua voz excêntrica os subgêneros que permeiam o RAP Nacional. Marcou presença ao ser a intérprete do hit “Num Piscar de Olhos” da dupla Febre’s 90 e se destacou através de sua participação no Brasil Grime Show

Ambos artistas prometem mais novidades e talvez até uma nova fase para “$CAMBO” futuramente, pois entendem que o brasileiro não vive só dias de amargor e pouco alívio. “A ideia é que o $CAMBO se multiplique em outras facetas, como uma HQ, explorando nossa realidade e retratando nossa trajetória. Também queremos lançar novos volumes do projeto, dando continuidade a essa narrativa que reflete quem somos”, finaliza Coringa.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca