MC Kako, um dos principais nomes da música urbana em ascensão na cena atualmente, lança nesta quarta-feira (23) seu novo álbum de estúdio. Com o título “Coisas Que Eu Já Deveria Ter Dito Há Um Tempo”, o artista apresenta uma linguagem musical amadurecida ao longo de nove faixas, passeando por diferentes vertentes como o funk paulista, o new jazz e o boombap. Com participações especiais de peso, como L7nnon e MC PH, entre outros, o novo disco do artista paranaense chega às plataformas de música pela GR6.
“Coisas Que Eu Já Deveria Ter Dito Há Um Tempo” chega exatamente um ano após o lançamento do último disco de Kako, “734”. Quando perguntado se a data é uma coincidência e se há relação entre os dois trabalhos, o artista conta: “Meu último álbum, ‘734’, foi algo totalmente diferente do que eu sempre fiz e deu muito certo. Mas eu sinto que nesse período meu público sentiu muita falta do Kako lá do começo. Então, ‘Coisas que eu já devia ter dito há um tempo’ é um álbum de artista pra fã, desde as músicas que tem vibe pra curtir até as que provocam mais reflexão.”
O álbum apresenta um conceito bem amarrado, unindo som e imagem em uma estética musical e visual alinhadas, que podem ser conferidas também no canal oficial de Kako no YouTube. “Gosto muito de me comunicar e me expressar em tudo que faço pra galera que me escuta. A própria capa do álbum também é uma peça chave desse enredo. Tendo em vista que ela retrata bem essa vida de ‘artista’ que hoje eu vivo, e muitas vezes é preciso saber lidar com ela também. É uma capa complexa, cheia de detalhes, o que pode fazer com que a interpretação leve um tempo e tenha até um caráter até individual”, diz Kako.
Ao longo das músicas, o MC propõe uma reflexão ao abordar assuntos entalados do cotidiano. “Acredito que a vida é curta demais pra ficar guardando coisas a serem feitas e acumulando palavras a serem ditas. Como o nome do disco já diz, ‘Coisas que eu já devia ter dito há um tempo’, eu trago dentro de cada composição tudo aquilo que muitas vezes a gente tem guardado pra dizer e acaba esperando o melhor momento. Mas e se esse momento acabar não chegando?”, questiona o artista.
A primeira faixa da tracklist dá o tom do projeto. “Intro” chega com um texto que sintetiza o título do disco por meio de versos declamados por cima de um instrumental de new jazz. Na sequência, as faixas “130 Freestyle”, “3 Palito” (ft. Ryan SP, Tuto e Joãozinho VT), “Se o mundo acabar amanhã” (ft. PH), “Psico”, “Dois Mil e Pouco” (ft. Mano Flér), “Terror Nenhum” (ft. L7nnon), “Milionário Delinquente” (ft. Cebezinho) e “Heel da Fama” (ft. Levine) completam o álbum.
Sobre as inspirações para as faixas, o MC explica: “Na faixa ‘Se o mundo acabar amanhã’ eu digo, ‘Se o mundo acabar amanhã, eu vivi minha vida do jeito que eu imaginei’. Acredito que esse álbum seja exatamente sobre isso. Em cada trabalho meu como artista, eu tento ilustrar da maneira mais fiel possível o momento que tô vivendo, e nesse álbum não foi diferente. Até mesmo coisas que eu falo pra mim mesmo, às vezes num tom de auto-incentivo, eu coloquei em uma faixa ou outra. Eu trouxe tudo aquilo que eu venho vivendo e que consequentemente vem junto com o fato de ser um ‘artista conhecido’, como fama, dinheiro, luxúria… Enfim, o lado bom e ruim disso tudo”.
Dono dos hits “Coração Gelado“ e “Bokaloka“, Kako não esconde o entusiasmo com o lançamento do novo trabalho. “Quando eu faço música eu vivo o meu sonho, um lance que eu batalhei a vida inteira pra fazer acontecer. Então é claro que eu fico animado de saber que as pessoas vão poder ouvir o álbum e as coisas que eu tenho a dizer. Pode parecer vaidade, mas não é. O que é mais importante pra mim é que elas se conectem com o que eu digo, que faça diferença na vida delas, seja em forma de alegria, reflexão ou conforto. Eu tenho certeza que todas essas ‘Coisas Que Eu Já Deveria Ter Dito Há Um Tempo’ são as mesmas que outras pessoas também deveriam ter dito e nunca conseguiram. Agora nós podemos”, conclui.