Um dos principais nomes do rap em Belo Horizonte, Tamara Franklin estreia o show Sankofa no Festival de Inverno da UFMG, no dia 5 de agosto, às 17h, na Praça de Serviços do Campus Pampulha (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627). A proposta deste show é evidenciar o artista negro dos anos 60 e 70, além de problematizar a “ditadura militar” e as demais perseguições vivenciadas pelo povo negro antes e depois do golpe de 64.
O show propõe ainda discussões sobre as várias ditaduras do cotidiano e o atual momento político do País. Segundo a própria Tamara Franklin, “a ideia de rememorar o passado para que possamos resignificar o presente”. No show, além das músicas de trabalho, Tamara Franklin traz releituras de artistas negros como Zé Keti e Cidinho e Doca. A artista sobe ao palco acompanhada da banda A Zungu, DJ Pooh e conta com a participação especial do rapper Douglas Din.
A entrada é franca.
Sankofa é um show que traz vários olhares e reflexões sobre as diversas formas de ditaduras que vivenciamos no Brasil, a militar, a social, a racial, de gênero e de classe. Sankofa na filosofia africana é um pássaro de duas cabeças que tem como significado a ideia de rememorar o passado para que possamos resignificar o presente. O momento político pelo qual o nosso país está passando inevitavelmente remete ao período da ditadura militar. Nesse sentido, juntamente com a Banda A Zungu, Tamara montou este espetáculo que rememora e estabelece uma reflexão diante dessas duas realidades, o ontem e o hoje, diante de experiências concretas vivida por tantas pessoas, que no cotidiano e mesmo de forma anônima lutam para um país melhor. O show é composto de músicas autorais e releituras como de Elza Soares, Clementina de Jesus, Sabotage e MC Bob Rum, buscando retratar através da música as truculências da vida urbana.
Serviço:
O quê: Tamara Franklin, banda A Zungu e DJ Pooh no Show Sankofa (Participação Douglas Din)
Onde: Festival de Inverno da UFMG – Praça de Serviços do Campus Pampulha (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627- Pampulha/ BH
Quando: 5 de agosto, às 17h