O conjunto mineiro Midnight Mocca apresenta no lançamento do primeiro single de seu próximo álbum autoral, o primeiro full lenght da carreira, a canção “Not Long Ago”, um indie-folk distinto em parceria com o guitarrista Matheus Fleming. O single está disponível nas plataformas digitais pelo selo Maxilar Music.
Formado por Lucas Mileib (voz/violão e composições), Pedro Flora (guitarra/voz) e Renato Saldanha (baixo/voz), todos nascidos em Divinópolis e radicados Belo Horizonte, o conjunto Midnight Mocca anuncia o início dos trabalhos de lançamento de seu próximo álbum, o primeiro full lenght da carreira do conjunto, que já conta com os EP’s “Where Are You Guys From?”, “The Road Goes On” (2019) e “Higher Ground” (2020), esse último com participação do célebre arranjador brasileiro e ex-integrante d’Os Mutantes Túlio Mourão na faixa “Soul of the Street”.
Com o lançamento de “Not Long Ago”, a Midnight Mocca dá mais um passo na carreira, abrindo os caminhos para o início do projeto de lançamento de seu primeiro álbum full lenght que será lançado no início de 2023. Vem aí um disco cheio de novidades e canções inéditas, concebido em uma imersão musical e coletiva na zona rural mineira, contando com a colaboração do guitarrista mineiro Matheus Fleming (integrante das bandas Young Lights e Câmera) e que promete explorar novas sonoridades ao estilo da banda. O disco marca a continuação da parceria do grupo com o renomado produtor musical Leonardo Marques, que além de estar presente na imersão na fazenda, comandou a gravação realizada em seu estúdio, Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, alguns meses depois.
“Not Long Ago” é o primeiro single do novo disco, e, de cara apresenta uma faceta mais experimental e ousada do grupo, ampliando os rótulos de rock gentil e ensolarado dos trabalhos anteriores. A faixa foi composta pelo violonista Lucas Mileib, criador do grupo, e além da guitarra de Pedro Flora e do baixo de Renato Saldanha, recebeu a colaboração de Fleming na bateria e na guitarra, e apresenta texturas e melodias com influências do indie contemporâneo e do rock alternativo dos anos 1990.
Sobre a parceria, Lucas comenta: “Quando estávamos na imersão para a gravação das músicas, Matheus tocou bateria e, quando fomos para o estúdio Ilha do Corvo aperfeiçoar as guias, ele tocou guitarra. Logo, Not Long Ago é uma das músicas em que essa colaboração mais se sobressai e é a primeira música em que trabalhamos na fazenda. A faixa foi a primeira que escrevi na pandemia, e quando da imersão, ela meio que nasceu pronta, e é por isso que o projeto de lançamento do disco começará por ela.”
“Eu a criei no violão. Foi uma produção minimalista e, ao mesmo tempo, objetiva. A gente já saiu tocando ela com alguma naturalidade. É uma música que fala daquela situação em que a pessoa recebeu uma mensagem no meio da noite, perguntando se ela queria ter filhos…aquele tipo de mensagem de pessoas que a gente gostaria de manter no passado. A canção fala sobre justamente não cairmos nesses “cantos da sereia”. Comenta Lucas sobre a concepção de “Not Long Ago”.
O single é o primeiro de um projeto que também contará com o lançamento de outros singles, apoiados por uma live-show com as canções inéditas do grupo.