A partir de intervenções de coletivos e shows de artistas independentes, a programação do Festivarte Ermelino contempla atrações de teatro, saraus, slams, hip hop, forró e uma feira de economia solidária. Além disso, a mostra fomenta um espaço de formação profissional na zona leste de São Paulo, por meio do Criando Criadores, curso técnico de gestão cultural.
Com entrada gratuita e aberto ao público em geral, o Festivarte Ermelino acontece no próximo domingo (23) das 13h às 20h na Praça Benedito Ramos Rodrigues, localizada no distrito de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. A iniciativa contempla a ocupação do espaço público como forma de garantir acesso à cultura produzida pelos artistas, coletivos e agentes culturais atuantes nas periferias.
A Mostra Cultural Festivarte Ermelino faz parte do projeto Criando Criadores, curso de formação técnica em produção cultural, que formou cerca de 40 produtores culturais na zona leste de São Paulo. “Essa proposta de oferecer uma qualificação técnica só potencializa o que essas pessoas já produzem no território“, Amanda Ferreira Gomes, produtora executiva do evento.
A produtora executiva conta que as formações são a base para a construção da mostra. “Os participantes do curso já possuem uma atuação importante na produção cultural da periferia. A partir da participação no curso Criando Criadores, eles têm a oportunidade de colocar em prática esse aprendizado num evento real e aberto aos moradores do território, fator que aumenta a responsabilidade deles, além de valorizar o seu conhecimento adquirido ao longo do curso.”
Cerca de 60 mil reais foram investidos na Mostra Cultural. O aporte financeiro para realização do evento surgiu por meio de uma parceria entre a Cingulado, consultoria com foco em investimento social, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Eduardo Diniz, diretor da unidade da ArcelorMittal, que fica no bairro do Jardim Keralux, localizado no distrito de Ermelino Matarazzo ressalta que o projeto Criando Criadores está alinhado com os valores de desenvolvimento social e cultural da organização. “O programa ArcelorMittal Forma e Transforma fomenta iniciativas que promovem o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura, por isso o Criando Criadores tem o nosso apoio, para suprir parte dessa demanda social.”
Confira aqui a programação completa do Festivarte Ermelino.
Agenda da 2ºMostra Cultura Festivarte Ermelino
Data: 23 de setembro
Horário:13h às 20h
Local:Praça Benedito Ramos Rodrigues
Endereço:Av. Milene Elías, 1398 – Jardim Belem, São Paulo – SP, 03809-170
Entrada: Gratuita