Matheus Vinicio de Souza Cruz, 22 anos, de Madureira, conhecido nas rodas de rima como MT, foi o grande campeão da segunda etapa da Tradicional Batalha do Real 19 anos, realizada no último sábado, 22, na Lapa, pela Brutal Crew, com recursos do Edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ). MT batalha e faz rap desde os 15 anos. “Tudo começou quando eu tinha 12 anos e ficava o dia inteiro vendo os mesmos vídeos do Emicida batalhando. Em 2015, colocaram meu nome numa batalha, e eu fui campeão, depois, nunca parei. Faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas e fui classificado pela Batalha do Tanque, em São Gonçalo. Eu cresci assistindo batalhas, sou muito fã do Ghetto, e é muito importante pra mim ter ganho, por ser uma batalha que assistia. A premiação foi uma conquista pessoal“, conta.
O segundo lugar ficou com a MC Devilzinha, campeã da primeira etapa, realizada em junho, na Lapa, e líder no ranking do campeonato. “O evento foi muito importante pra provar, pra mim mesma e para as pessoas, que eu sou uma das melhores do nosso estado, não apenas blindada pelo público LGBTQIAPN+ ou público feminino em si, e sim, dentre os manos que também estão nessa lista. Dessa vez, classifiquei pela Batalha da Helianto, que é uma batalha muito querida que me acolheu há um tempo”, conta a MC. Devilzinha tem 20 anos, estuda Filosofia na Universidade Estadual Rio de Janeiro (Uerj), mora no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, se identifica como o N, não-binário, na sigla LGBTQIAPN+.
“Realizamos a nossa maior edição desde a retomada, foi um sucesso absoluto de organização e de conexão com a realidade do bairro, onde pudemos proporcionar aos nossos fãs fiéis e para uma nova geração um evento completo, diverso e inclusivo, desde oficinas de Rap&Poesia com Sheep Rimador, e tradução simultânea em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) a apresentação de talentos incríveis da cena. Pela primeira vez, tivemos a apresentação de artistas do selo Batalha do Real, como WinniT, Jump e Rafa Militão, que anteciparam repertório dos nossos próximos lançamentos. Tivemos convidados de luxo, como Shury, Lis Mc, Lívia Cruz e Major RD, que fez um show que arrebatou a galera, mudando um pouco o paradigma das batalhas de MC, essa combinação de nomes consagrados e novos talentos. Foi memorável, uma celebração incrível.”, conta o criador da Batalha do Real, Aori Sauthon, diretor executivo da Brutal Crew, organizadora do evento.
A Brutal Crew, por meio do Edital de Fomento à Cultura Carioca – FOCA, da Secretaria Municipal de Cultura, dá continuidade ao circuito A Tradicional Batalha do Real 19 anos, comemorando quase duas décadas da mais importante e conceituada batalha de rima da América Latina, com MCs de todo o Rio de Janeiro disputando o título. A última batalha do circuito acontece no Dia Mundial do Hip Hop, 12 de novembro, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Os MCs que disputam o título foram selecionados em rodas do circuito Batalha do Real, que são Roda Cultural da Central (Centro), Roda Cultural da PS (Jacarepaguá-ZO), Batalha do Tanque (São Gonçalo/ – (Niterói), Batalha da Helianto (Padre Miguel/Realengo-ZO), Batalha Marginow (Madureira-ZN) e Batalha do Forte (Cabo Frio).
Depois de lançar nomes do rap nacional, como Emicida, Marechal ,Maomé, da Cone Crew Diretoria, e Xamã, a Tradicional Batalha do Real comemora 19 anos de serviços prestados ao hip-hop carioca com um circuito. A Batalha do Real tem apoio do Edital de Fomento à Cultura Carioca Linha 1 da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ).
RANKING
1⁰ – MC Devilzinha. 70 Pontos
2⁰ – MT. 40 Pontos
3⁰ – Camilla Red. 25 Pontos
4⁰ – Athena MC. 20 Pontos
” – Adrien. 20 Pontos
” – Thorment. 20 Pontos
5⁰ – Anjos MC. 15 Pontos
6⁰ – Kat Paixão. 10 Pontos
– Gine. 10 Pontos
7⁰ – Tarzan MC. 05 Pontos
- Haidden 05 Pontos
Ranking:
05 pontos pela classificação (seletivas)
05 pontos por vitória
15 pontos campeão
SERVIÇO
A Tradicional Batalha do Real 19 anos
Sábado, 22 de novembro, às 14h
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Praça Ênio, s/n – Pavuna, Rio de Janeiro – RJ, 21520-410
DJs:
PamBelli
LP