O site Universo do Vinil publicou resultados da pesquisa feita pela associação das grandes gravadoras dos EUA (RIAA). O mercado da música passa por sérias transformações, com queda na venda de CDs, vinis e downloads legais. O estudo confirma a realidade atual: o consumo de música via streaming.
Um detalhe importante é a mudança de controle no mercado antes dominado pelas grandes gravadoras, empresas que agora precisam fazer parcerias comerciais com plataformas como Apple Music, Spotify, Deezer, entre outras.
O fim dos uploads de usuários comuns
De acordo com a reportagem do Universo do Vinil, “a briga pelo uso dos direitos autorais no Youtube faz com que este lance cada vez mais filtros para descobrir as obras que são emitidas em sua plataforma via usuário comum, indicando uma perspectiva para o fim deste tipo de uploads sem autorização, dificultando cada vez mais a veiculação de música gratuita sem os devidos direitos”.
Poucas alternativas
Podemos ver uma troca de comando entre poderosos, mas o artista independente e o consumidor de música estão cada vez mais limitados ao uso das grandes plataformas existentes.