Independentemente do estilo musical que você goste, a música em geral tem o poder incrível de envolver e atrair as pessoas. A música faz parte da essência do ser humano e também tem a capacidade de convencer.
No ramo das vendas, a música tem sido utilizada no marketing sensorial, ou seja, o marketing que trabalha com os sentidos do ser humano (visão, tato, audição, olfato e paladar). Esse tipo de marketing apela para as experiências de sensações humanas para convencer os clientes e vender produtos. Um exemplo disso é quando lemos um catálogo de perfumes que vem com uma área de amostra do perfume para que possamos sentir a fragrância.
Sendo assim, essa técnica tem sido muito utilizada no mercado e a área que envolve o uso da música é chamada de Music Branding. Esse conceito já é bem conhecido no mundo e hoje em dia é muito raro encontrar empresas que não utilizam dessa tática. Está presente no mundo da moda, em comerciais de televisão, no Instagram, Facebook, TikTok, dentro das próprias lojas físicas e vídeos.
O uso da música é um diferencial para algumas empresas e pode servir como estratégia para vencer a concorrência e elevar o quantitativo de vendas. Por isso, você também precisa compreender como utilizar o Music Branding para realizar as estratégias de marketing da sua empresa e alcançar sucesso.
Dessa forma, apresentarei abaixo algumas dicas de como impulsionar marca com música e quais benefícios você terá utilizando o Music Branding. Vamos conhecer juntos!
1. Construa a identidade musical da sua marca
A primeira dica é criar uma identidade musical para a sua marca que esteja totalmente relacionada com o produto vendido. Para isso, duas coisas são extremamente fundamentais: não deixar que seu gosto musical pessoal interfira e ter um amplo conhecimento musical.
Para que você possa selecionar músicas que combinem com a marca, precisará conhecer muitas musicas do mercado ou poderá contratar um curador musical que conheça e auxilie nessa etapa. O curador irá conversar sobre a sua marca e traçar rapidamente um perfil para ser trabalhado.
Para traçar um perfil musical para sua marca, poderá começar descrevendo a relação entre Music Branding e marca como se fosse uma pessoa, traçando as características e qualidades que definem seu produto. Por exemplo: divertida, aventureira, descolada, destemida. A partir daí, poderá selecionar uma lista de musicas que combine com essas características.
Tendo o perfil traçado, poderá selecionar com facilidade as músicas que irá inserir no branding da sua marca e realizar campanhas nas redes sociais, por exemplo. Dessa forma, você terá a chance de criar uma conexão emocional da sua marca com os seus clientes que se identificam com o produto vendido.
2. Tenha uma playlist da marca
As plataformas de música, como o Spotify, são aplicativos muito utilizados no mundo e reúnem uma enorme gama de artistas de todas as partes. No universo das vendas, essas plataformas também tem sido muito utilizadas para definir uma marca.
Muitas empresas criam playlists que combinam com a marca no Spotify e Deezer, para que os clientes possam ter a oportunidade de se conectar ainda mais. Quem nunca foi a um restaurante e gostou da música ambiente que estava tocando? Isso leva as pessoas a buscar a música na internet para continuar ouvindo.
Alguns restaurantes, por exemplo, tem playlists temáticas que são tocadas em determinado evento e depois são disponibilizadas nas plataformas de músicas para que os clientes possam experienciar novamente o ambiente musical que foi criado.
Lembre-se que muito mais que apenas a escolha de uma música ambiente, o Music Branding também pode atuar em diversas áreas:
- Confecção de comerciais publicitários;
- Promovendo conteúdo musical para diversas redes sociais;
- Patrocinando eventos de vários setores;
3. Parcerias com artistas da música nacional e internacional
Escolher parcerias para o branding da sua empresa é fundamental e pode definir o que a música diz sobre sua marca. Uma parceria com um artista famoso pode deixar sua marca muito mais visível e elevar a lembrança de marca pelo público-alvo.
Você precisará escolher um artista que reflita ideais parecidos com os da sua marca, por exemplo, no caso da divulgação de uma marca de roupas, é necessário que a linha de roupas siga o estilo do artista, para que aparente veracidade para o público e dê a impressão que o famoso realmente usa aquela marca porque gosta do estilo e qualidade e não apenas para aparecer em uma propaganda. Esse tipo de conexão é o ideal no momento da seleção e demostrará o respeito que a sua empresa possui pela autenticidade da marca criada.
No mercado, você poderá obter ajuda de especialistas que são capazes de selecionar adequadamente os artistas que combinam com a sua marca e negociar as propostas para a realização do branding.