Em 14 de outubro, Mykki Blanco lançará seu novo álbum de estúdio, ‘Stay Close To Music‘ na Transgressive Records. Aventuroso e expansivo, o álbum abala qualquer suposição anterior sobre a arte de Mykki, deixando-a livre para definir seu som por si mesma. Com os singles que estão sendo lançados, Mykki queria criar seu próprio universo sonoro a partir do zero e para isso, ela colaborou com o produtor e multi-instrumentista FaltyDL. O resultado final é um som inovador e complexo que pertence inteiramente à Mykki.
E ela compartilhou um novo single do LP através de “Steps ft. MNEK & Saul Williams”. A faixa exemplifica esta metamorfose e as texturas orgânicas no disco através da expansão de uma orquestra e a presença calmante de pianos.
Falando de seu novo single, Mykki explica: “Acho que uma canção como “Steps” é uma prova do que pode acontecer quando três artistas muito singulares têm tempo para criar uma reflexão juntos – respondendo um ao outro quando parece o momento certo – quase como as linhas de um haiku – talvez “Steps” seja uma oração única em sua capacidade de transcender e transformar e proporcionar paz, sem necessariamente fornecer uma resposta”.
“Em muitos aspectos, “Steps” simboliza uma progressão pontual em minha composição. Como compositora, acho que nem sempre estava disposta a ser tão vulnerável”. Finalmente sinto que vivi o suficiente, vivi o suficiente e vivi o suficiente para falar de forma simples, clara e encontrar no zen como simplicidade algo honesto, verdadeiro e puro. “Steps” é escrito como um diário para mim mesma. É uma entrega nua e funciona muito mais como um poema do que como uma canção pop”.
Mykki continua: “Há certas pessoas que eu esperei para colaborar com toda minha carreira e Saul Williams é uma dessas pessoas. Em muitos aspectos há uma linhagem musical da qual Saul faz parte, que ele mesmo liderou, com a qual eu sinto uma ligação muito próxima. Lembro-me de sentar em sua bela casa em Laurel Canyon, Califórnia , almoçando com ele e sua esposa e pensando em como sua casa parecia abençoada, tanta história naquela terra. Eu continuava pensando em como a música de David Crosby era uma inspiração enorme para minhas próprias canções, compondo uma sensibilidade sônica em ‘Stay Close To Music’, e aqui estava eu, com alguém que eu admirava, tendo uma conversa maravilhosa, descobrindo tudo o que Saul estava fazendo, seu novo filme, sua primeira vez trabalhando como diretor, concertos que ele estava fazendo com a filarmônica de Los Angeles, apenas um polímata criativo e ele era tão charmoso, e excitado e em paz”.
“O MNEK é uma potência musical, compondo algumas das melhores músicas de dança da última década não apenas para si mesmo, mas um monte de outras estrelas pop. A voz, o talento, a composição, MNEK é verdadeiramente uma força a ser contada e é um artista tão destacado que fiquei verdadeiramente nervosa quando o procurei para colaborar. Nós nos encontramos em sua casa em Londres. Acho que isto foi a chave para entender se havia uma vibração, se sentimos que a energia entre nós poderia coalescer de uma forma natural. Muito do que tornou a “Stay Close To Music” tão importante é o tempo envolvido, o tempo que foi natural e não forçado e permitiu tal paz e tais colaborações orgânicas. É tão raro que os artistas tenham liberdade neste momento, é tão raro que os artistas recebam tanto espaço”.
Blanco anunciou “Stay Close To The Music” com o single que deve a Lou Reed, “French Lessons”, que apresenta Kelsey Lu (ANOHNI faz uma feature na versão do álbum). Antes disso, ela compartilhou duas músicas adicionais do LP – “Your Love Was a Gift’ com Diana Gordon e ‘Family Ties”, que apresenta Michael Stipe.