A Natura, a “Casa de Perfumaria do Brasil”, convidou o rapper e compositor Mano Brown para protagonizar a campanha de Dia dos Pais da marca. Com o objetivo de apresentar diversos olhares sobre as masculinidades a partir do ponto de vista da relação verdadeira entre um pai e seu filho, Mano Brown realizou, pela primeira vez, uma peça publicitária com seus dois filhos, Domênica e Jorge Dias, para reforçar o lançamento da linha Natura Homem Neo.
Além de abordar os cuidados masculinos, a campanha também trata a paternidade por meio de um diálogo íntimo, já que a peça é a primeira ação de marketing que mostra uma conversa com teor pessoal e nostálgico de Brown e seus filhos, dando destaque a uma faceta pouco conhecida pelo público sobre o artista. Para a realização deste feito inédito, a marca trabalhou junto com a Spark, grupo especialista em produtos e soluções de marketing de influência, e a equipe do rapper, que foi essencial para o desenvolvimento de um ambiente acolhedor para garantir que o conteúdo fosse o mais verdadeiro e natural possível.
Na oportunidade, para reforçar o lançamento da linha Natura Homem Neo, a marca e o rapper promoveram um bate papo que abordou as diferentes perspectivas da masculinidade, seja na paternidade ou no autocuidado. Com o conceito “Sinta o novo na pele”, Brown refletiu sobre o homem que se cuida e se preocupa com uma masculinidade mais sensível, empática e pronta para o viver o novo.
A escolha do cenário também está atrelada a esta decisão, pois a barbearia do Josyas, no Capão Redondo, em São Paulo, é frequentada pelo rapper desde criança, tornando o conteúdo ainda mais real. A barbearia também faz sentido, pois envelopa o conceito da campanha de Natura Homem Neo de cuidados pessoais, ao passo que a conversa de Mano Brown com os filhos sobre o autocuidado, a vaidade do homem preto, bem como a retrospectiva da sua vida trazem temas que reforçam a importância do acolhimento que esses ambientes proporcionam dentro das periferias.
“A cultura machista enraizada na educação e no comportamento dos homens na sociedade, traz muitas amarras quando pensamos na relação deles com o autocuidado. Ainda há um grande preconceito e dificuldade em entender que se cuidar e ser vaidoso não interfere na masculinidade. Natura Homem Neo, traz como mensagem a proposta do homem se reinventar e se abrir para o novo, oferecendo ao homem produtos multibenefícios que acompanham as mudanças em suas vidas”, comenta, Denise Coutinho, diretora de perfumaria da Natura.
“Com um olhar estratégico e cuidadoso com o conceito da campanha, entendemos que, para entregar a verdadeira mensagem ao público-alvo, precisaríamos de um protagonista que representasse essa rigidez que muitos enxergam no masculino. Ao tirarmos este estereótipo do Mano Brown, por meio de uma narrativa cheia de nostalgia, sentimentos e aprendizagem, revelamos o lado sensível e cuidadoso que ele tem com os filhos e no seu papel de pai”, comenta Gisele Pansera, Head de Skuad da Spark, sobre a escolha do protagonista da campanha.