Vans, marca original dos esportes de ação e ícone global da expressão criativa, orgulhosamente mantém, há mais de 50 anos, o seu compromisso em oferecer telas em branco e plataformas de inspiração que possibilitam a auto expressão. Nessa temporada, a Vans reapresenta as cinco silhuetas símbolo da contracultura, arte e a música desde 1966 em Anaheim, Califórnia.
Inaugurada na Rua 704 East Broadway, a até então Van Doren Rubber Company era o único e pioneiro negócio na customização, fabricação e venda de calçados no mesmo lugar, direto à família californiana. Naquela primeira manhã, 12 clientes compraram seus tênis, que foram construídos minuciosamente à mão durante a tarde e entregues na manhã seguinte. Após 57 anos de muita história, nessa temporada, orgulhosamente celebramos nossos ícones clássicos e atemporais: Authentic, Era, Old Skool, Slip-On e Sk8-Hi.
O icônico deck shoe batizado originalmente como Style #44 e popularmente eternizado como Authentic, foi concebido em 1966, considerado pelos historiadores e amantes da marca como uma versão única e definitiva dos tênis de lona que se destacava pela tradicional sola waffle, que na época já era sinônimo de grip e durabilidade. Feito a partir de borracha natural, aderente e durável, a sola do Authentic era o que diferenciava os tênis da família Van Doren dos demais, conquistando os corações dos sul-californianos e, principalmente, os pés dos jovens apaixonados pelo ambiente náutico, surf e estilo de vida ao ar livre.
Em 1976, a Vans colaborou com os lendários skatistas Tony Alva e Stacy Peralta para criar o Vans Style #95, conhecido hoje como Era. Com base no desenvolvimento do Authentic, que já havia conquistado os jovens surfistas e agora skatistas, o Era foi adaptado exclusivamente para o skate. A adição de acolchoamento e reforço de tecido, combinados com palmilhas macias, fizeram do Era o primeiro verdadeiro tênis de skate do mundo. Apresentando a icônica sola Waffle de borracha natural, que continua oferecendo durabilidade, boardfeel e aderência incomparáveis - todos os elementos cruciais procurados pelos skatistas da época, combinado com cores personalizáveis, o Era tornou-se o uniforme das primeiras gerações de skatistas, introduzindo a expressão e eternizando o estado de espírito “Off The Wall”.
Um ano depois em 1977, o Vans Style #36, mais conhecido como Old Skool, foi o primeiro tênis a incorporar a icônica Sidestripe, originalmente apelidada de “jazz stripe”. Alguns especulam que o design foi inspirado no escapamento de carros esportivos, outra paixão de Paul Van Doren, fundador da marca. O Old Skool foi a primeira silhueta desenvolvida especificamente para o skate, apresentando painéis de couro para maior durabilidade e proteção, uma característica essencial encontrada nos tênis da Vans até hoje. Com o passar dos anos, a Sidestripe passou a ser uma marca registrada, principalmente pela relevância na cena dos esportes de ação e da música, que somados, influenciaram para sempre o comportamento da sociedade moderna.
No mesmo ano, o Vans Style #98, atualmente conhecido como Slip-On, ganhou força no sul da Califórnia pela sua praticidade. Instantaneamente se tornando o favorito entre os jovens como um tênis funcional para o dia a dia e para a prática do BMX, outro esporte de ação em ascensão na época, em 1982, o Slip-On ultrapassou as fronteiras e conquistou o mundo quando o ator Sean Penn contracenou com um par no filme “Fast Times at Ridgemont High”, consolidando o status do modelo quadriculado sem cadarço como um símbolo dos esportes de ação, música, arte e, acima de tudo, contracultura.
Projetado em 1978 como Style #38, o Sk8-Hi foi desenvolvido com um objetivo – oferecer proteção para os tornozelos dos skatistas. Com seu design de cano alto e a icônica Sidestripe, o Sk8-Hi também possui suporte extra e acolchoamento no tornozelo, juntamente com biqueiras de couro perfuradas para maior ventilação. A nova silhueta elevou a funcionalidade do tênis e adicionou um toque moderno e ousado à moda do skate.
Homenageando o passado, celebrando o presente e vislumbrando o futuro, os cinco clássicos continuam sendo destaque nos palcos, passarelas e dia a dia, incentivando as pessoas a expressarem sua singularidade e a verdadeira essência “Off The Wall”.