O skate conquistou a cultura moderna. Não só está entre os esportes mais populares para os jovens se envolverem (principalmente durante o período de distanciamento social do ano passado e mudança), mas também serviu como uma fonte inesperada de inspiração para o mundo da alta moda e da indústria de grande orçamento.
Seja em skateparks sujos até os mais bem cuidados conjuntos de pista, o skate não mostrou nenhum sinal de desaceleração, já que setores de negócios que vão de roupas a mídia estão clamando para colaborar com os principais impulsionadores da cena do skate. Não é nenhuma surpresa que este ressurgimento do skate nos últimos anos coincidiu com o renascimento meteórico e ascensão do SB Dunk, e entra em seu primeiro reconhecimento nos Jogos Olímpicos, a Nike está pronta para entregar seu bem mais valioso – o SB Dunk – em quatro colaborações imperdíveis.
Programado para lançamento antes dos Jogos de Tóquio, o Nike SB tem quatro colaborações prontas para acontecer, cada uma delas intimamente ligada à cultura histórica do Japão ou ao esporte em geral. Piet Parra traz o ponto de vista artístico ao entregar o equipamento oficial de competição para os atletas da Nike usarem, enquanto o FTC e o Quartersnacks trazem o principal ponto de vista do skate para seus designs. Uma parceria com a Gundam, uma das mais icônicas franquias japonesas, celebra verdadeiros marcos da mídia criativa que ainda hoje são relevantes. Visualize todos os quatro abaixo e fique atento para detalhes adicionais.
Atuando como uma homenagem justa à cultura japonesa do brinquedo e sua influência na indústria global está esta colaboração com Gundam da Bandai, a franquia baseada em mecha que produziu vários animes, brinquedos, livros e outros fragmentos de efêmeras culturais. Retratado por meio de duas Dunk Highs, a Nike SB adiciona uma série de decalques externos e logotipos, semelhante a como crianças e patinadores aplicam adesivos em seus próprios brinquedos e skates, respectivamente. Swooshes intercambiáveis também representam as habilidades transformadoras dos robôs tripulados Gundam.
Duas cores do Gundam x Nike SB Dunk High estarão disponíveis – branco / amarelo e azul trovão / ouro metálico. Ambos fazem referência aos modos originais do Gundam mecha do enredo original.
Quartersnacks com sede em Nova York tem sido um recurso essencial para skatistas desde que começou a operar em 2005. Amplamente considerado como estando na vanguarda da entrega da cultura do skate autêntica para aqueles que desejam ler, Quartersnacks desenvolveu um relacionamento de longa data com a Nike SB que culminou em uma colaboração SB Dunk em 2014. Para as Olimpíadas de 2021, a Nike SB ligou para eles mais uma vez e, desta vez, eles deram um passo adiante, adicionando elementos visuais importantes para expressar sua história de fundo que apenas os patinadores de elite entenderão.
Apresentando uma combinação clássica de branco, preto e vermelho, Quartersnacks aplica um padrão de zebra na biqueira e no painel central, ostensivamente chamando os Bolos de Zebra da Pequena Debbie – um favorito para patinadores em movimento que têm pouco tempo para as refeições entre as sessões de skate. Acenando para suas raízes em Nova York, está um logotipo de salto que remixa o icônico logotipo da Nike NYC criado por John Jay.
O FTC de São Francisco conhece bem a cultura e os negócios da patinação. Fundada originalmente em 1986, a FTC abriu suas primeiras portas em San Francisco em 1994, fornecendo prontamente à comunidade local uma variedade de produtos humilde, mas crescente. Certamente familiarizados com as colaborações da Nike SB, eles na verdade serviram como um parceiro de varejo importante para a histórica colaboração do Grateful Dead, já que eram a transportadora exclusiva do ultra-raro colorway laranja.
Para as Olimpíadas de 2021, a FTC oferece um design Nike SB Dunk inspirado na casa de banho japonesa também conhecida como Sento. Esses espaços comuns são essenciais para o descanso, relaxamento e recuperação dos habitantes locais e costumam ser usados como pano de fundo no cinema e na cultura pop. A FTC faz uma abordagem direta, aplicando um couro com azulejos brancos na sobreposição, enquanto a camurça azul cristal e as solas geladas representam a água refrescante.