A NoAge, marca criada pelo empreendedor Cláudio Gaibina está confiante para a expansão dos negócios em 2023, ano que completa 6 anos de mercado, mantendo sua essência como marca disruptiva, inovadora, sem gênero, sem idade e sem rótulos, para pessoas que usam as roupas como expressão de si mesmas.
Cláudio Gaibina destaca que 2022 foi um ano importante para a NoAge com abertura de novos canais de distribuição além do e-commerce da marca, presença em eventos, parcerias com influenciadores como skatistas e músicos, o corner NoAge em plena Rua Augusta, no espaço Fábrica Augusta, e o próprio Beat NoAge criado em parceria com o produtor musical Jordan Pereira, para a coleção Monsters in the City.
Agora para 2023 o empreendedor acredita que muitos planos serão colocados em prática, incluindo até a inauguração da loja própria da NoAge, no segundo semestre, já que em 2023 não haverá grandes eventos externos como Copa do Mundo e Eleições que acabam por refletir no desempenho do varejo.
Outra ação que está para acontecer em 2023 é o lançamento de Collabs com empresas e influenciadores como músicos do R.A.P, do Trap, entre outros gêneros musicais e áreas artísticas em sintonia com a NoAge além de grafiteiros, skatistas e atletas urbanos.
Cláudio Gaibina destaca: “em 2022, no ano que completamos 5 anos, conseguimos realizar várias ações que vinham sendo planejadas, mesmo em um ano com Copa do Mundo e eleições, então estou bastante confiante que em 2023 iremos ainda mais longe na nossa expansão, com a previsão de inauguração da nossa loja própria no segundo semestre”.
A loja própria é um sonho do empreendedor para que toda a essência inovadora e disruptiva da NoAge seja percebida e sentida já no ponto de venda, mostrando o lifestyle da marca. Provavelmente a loja física será na região da Mooca, bairro que já é a sede da NoAge, e que é uma região bastante envolvida com a história da moda brasileira e que vem sendo revigorada.
Cláudio Gaibina declara: “Acredito que em 2023 a gente poderá fazer a NoAge fincar a sua bandeira em definitivo, desbravar novos mercados e negócios, que é o que estamos contando daqui pra frente. Então será o ano da consolidação de No Age no mercado brasileiro.”
As dificuldades de empreender no Brasil e a importância das empresas se posicionarem
Claudio Gaibina destaca: “Acho que a dificuldade de empreender no Brasil é bastante significativa em todos os segmentos, não é específico em moda. Você tem muitas barreiras de entrada para uma empresa que começa, no início com menos de um ano, muitos fornecedores não te dão crédito e você tem que pagar à vista. Bancos também não ajudam nessas questões, você tem uma carga tributária que também não dá folga, desde o primeiro dia, então são algumas dificuldades bastante relevantes. Na moda em específico: o mercado de moda no Brasil é ainda muito amador e pulverizado, não existe uma preocupação de construção de produto e de marca, é ainda alimentado em cima de preço, e por conta disso se fazem absurdos quanto a escolha de tecidos, de oficinas. Essa dificuldade aqui no Brasil ainda pega um pouco, mas é um fator que eu acho que a indústria e a NoAge tem o papel de ajudar nesse sentido, de profissionalizar, de construir negócios, de fazer sim a coisa séria, que é o que a gente faz, que a costura seja realmente séria e aí se pague um preço para isso, entre outros fatores para uma moda mais consciente e ética”.
Desbravando o mercado da moda
Cláudio Gaibina não tinha experiência anterior na área de moda, no entanto teve o feeling de que faltava no mercado uma marca que não fosse nichada, que fosse diversa para atender todes, sem distinção de idade, gênero, corpos ou estilo e que apostasse em modelagens reais – que vistam corpos diversos – no conforto e na qualidade em todo o processo.
“Nunca tinha atuado em moda, é a primeira vez, e trago vantagens e desvantagens. Desvantagens por não ser do mercado você sofre mais para colocar a empresa no ar, então essa dificuldade realmente eu sofri ao longo dos anos, por esse desconhecimento prévio de moda. Por outro lado, a grande vantagem, e acho que essa sim é mais relevante, foi que eu vim sem nenhum preconceito, vim com a cabeça completamente aberta”, destaca o empresário.
E Cláudio completa: “Eu me permiti mudar, me permiti fazer diferente, sempre coloquei a NoAge para ser extremamente diferenciada e de vanguarda, ela tem de pensar lá na frente. Então, acho que essa questão de não ter conhecimento de moda me permitiu ser criativo, fazer diferente, e acho que isso é um ponto muito importante.”
Negócio na Mooca – Pensar global e agir localmente
A NoAge (www.noage.com.br) foi criada no bairro da Mooca, na capital paulista, e a ideia é que a primeira loja física da marca também esteja localizada no bairro. A previsão é que a loja seja inaugurada em 2023 e que seja uma flagship passando todo o conceito e estilo da NoAge, um local onde os NoAge Lovers possam vivenciar a experiência do jeito NoAge de ser.
“Moro na Mooca, é um bairro simbólico aqui em São Paulo. Que foi industrial, com muitos galpões, então carrega na sua história muita identidade e muita força de trabalho de imigrantes, de miscigenação forte, de mistura. A NoAge está nessas coisas, na mistura, na miscigenação, não podia ser diferente, tinha que ser aqui na Mooca porque é um bairro extremamente forte nessas características. E a proximidade com o Brás, Bom Retiro, o Centro, estamos muito próximos, também ajuda em vários aspectos, não só de características, mas de estar muito mais perto de fornecedores que ajudam, nas trocas de idéias, entre outros fatores.”
Streetwear sem rótulos
Sobre a escolha em criar uma marca genuinamente brasileira Streetwear para todos, todas e todes, o empresário destaca: “Street porque eu acredito que a moda street é muito mais despojada, livre, aberta, com o conceito de você ser mais livre, solto e transitar em vários ambientes, então a sua roupa é muito mais versátil. Pode estar em um bar, no escritório, no skate, estar em qualquer lugar, é isso é muito importante. E jovem de espírito porque eu entendo que hoje não existe mais barreira de idade. Hoje você tem pessoas de 60/70 anos com a cabeça muito mais aberta. Desde o jovem de 20 anos ao que tem 70 podem ter o mesmo espírito, a mesma jovialidade.”
“A importância de ter uma marca sem rótulos é que a sociedade evoluiu e continua evoluindo, hoje as pessoas estão mais abertas, são mais livres para assumirem posições e serem o que imaginam, sem preconceitos ou rótulos, elas assumem o que pensam e acreditam. E eu acredito que a marca tem que acompanhar isso, a NoAge procura estar antenada com essa sociedade em ebulição, que está se transformando, realmente ficando mais livre, despojada, sem rótulos, não faz mais sentido não pensar numa sociedade com igualdade e equidade – com todo mundo sendo tratado igualmente e com respeito a diversidade. A No Age acredita nisso!”.
E completa: “para 2023 além da inauguração da nossa loja própria, também estamos expandindo em lojas multimarcas de todo o país e vamos investir em eventos e novas parcerias que tenham sinergia com a proposta da NoAge, com tudo isso, estimamos crescimento de 10% em relação a 2022”.
Coleção NoAge Monsters in the City
Com estética zombie e total pop culture – dentro da trend inspirada no universo dos cartoons, de séries como Stranger Things e de ícones da cultura pop e urbana contemporânea – a NoAge apresenta a coleção verão 2023 Monsters in the City.
A coleção chega com uma novidade que transmite o DNA inovador e disruptivo da primeira marca sem gênero e sem idade 100% brasileira: uma música criada especialmente para a coleção e batizada de NoAge Flow, desenvolvida em parceria com o músico mineiro Jordan Pereira que transformou em beat todo o estilo NoAge de ser e vestir.
NoAge Flow e a parceria com Jordan Pereira
A ideia de criar uma música estilo jingle foi do empreendedor Cláudio Gaibina que se lembrou de jingles de marcas que eram lembradas e cantadas por todos em sua juventude. Numa pegada da trend que evoca a saudade de tempos mais amenos e que traz os anos 90 e o início dos anos 2000 para a berlinda.
Então a NoAge procurou o produtor musical Jordan Pereira – que já conhecia a marca – para desenvolver a música da coleção Monsters in the City.
Jordan Pereira destaca: “Sintetizar ideias em sons é sempre um prazeroso desafio. Trabalhar elementos abstratos, numa ciência que não é exata, dá aquele frio na barriga de pensar onde essa jornada vai levar.”
E completa: “Mas o convite e a confiança da NoAge me deixaram empolgado e confortável desde o primeiro momento. Eu já conhecia a marca e o posicionamento deles, o que deixou toda comunicação bem mais fluida.”
Referências sonoras para NoAge Flow
Foram realizadas diversas trocas de referências de sons durante um mês. A ideia era algo moderno, mas que tivesse conexão com músicas de décadas atrás. Com o tema de monstros, referências visuais no Terror, o primeiro som que norteou o trabalho foi Thriller, do Michael Jackson.
Jordan declara: “Uma das minhas missões no projeto era absorver essas referências e temperar com elementos modernos para encontrar o caminho da trilha original. O resultado me deixou bastante orgulhoso.” E destaca o prazer em realizar o trabalho em parceria com a NoAge: “Sinto que conseguimos captar a essência da coleção para a trilha sonora. É um flerte do Street com o Terror, recheado da modernidade essencial nesse mundo rápido e digital de hoje. Agora, além de ver, você pode ouvir o novo drop. É definitivamente algo divertido e inovador.”
O drop NoAge Flow está em todas as mídias sociais da marca (instagram.com/noageoficial).
Sobre a coleção Monsters in the City
Monstros Urbanos estão soltos pelas cidades em estampas exclusivas NoAge. Alguns são inspirados em cartoons e outros no grafite, arte urbana que ganha cada vez mais destaque no Brasil.
A coleção conta com 49 peças e traz camuflados, desenhos deslocados, full print, a consagrada modelagem oversized NoAge, recortes assimétricos, mix de cores na mesma peça, mangas bicolores, tons flúor, camisetas com modelagem que remete aos anos 90, bolsos funcionais são alguns dos detalhes que fazem toda a diferença e acompanham as principais trends da estação.
Peças versáteis, confortáveis, destacando novos materiais como bermudas em Tactel e em sarja peletizada, além das malhas penteadas. Tudo com muito estilo para acompanhar o melhor do verão tropical na vibe da NoAge Monsters in the City.