O duo Nunig apresenta “Bonde do Jaguar”, um disco que não é novo nem velho. É uma mescla de sonoridade atual, com referências antigas. É um disco de quem ouviu muito Samba, Rock, Mpb, Funk e não apenas Rap. Ele é grave, bass, marrento, audacioso e classudo ao mesmo tempo. Tentamos unir um som que se aproxima do Trap mas que não é um “trap pobre”, a vivência do Vini e do Toretto e a forma como abordam os assuntos transformam o álbum em algo único.
A idéia é abrir os olhos, um disco feito por pretos em uma qualidade que acostumamos a chamar de “gringa” mas que a idéia é mostrar que somos capazes sim de fazer algo no mesmo nível dos caras lá de fora. Trazendo uma mixagem impecável, um cuidado com a estética, conversando com outros canais como a moda.
Com incursões pelo funk carioca e influências do trap, “Bonde do Jaguar” é um disco que aborda de modo contemporâneo o racismo, o relacionamento familiar e infância dirigindo sua potência ao empoderamento preto e a valorização da ancestralidade.
O álbum conta com a primorosa produção de Sérgio Santos, [Toca do Bandido /Pancadão], que ficou conhecido no meio musical pelo trabalho com nomes consagrados como Fernanda Abreu, O Rappa, Sinara, MC Tarapi e outros. Os beat-makers Mjnichols (Califórnia, USA), Mr Break (RJ), WC Beats (ES), Liink (São Gonçalo), Jeff Beats (RJ), Flame Alkahest (NY), Rodriguez ( PE), Neguim Beats (Goiânia), DJ LN (RJ) e Boricceli. E grandes parceiros do Rap Nacional, alguns mais antigos como o Jacksom, ex Planet Hemp e representante do Rap dos anos 90, e outros expoentes da nova geração como Nectar Gang, Marcão Baixada e GangLeen.
NUNIG: A palavra Nunig vem da língua Wolof, falada na Africa Ocidental principalmente no Senegal mas também em Gâmbia, GuinéBissau, Mali, República Dominicana e na Mauritânia. Na sua grafia original “Nungi”, sua escrita fonética “Nunig”. Significa “Nós Somos”.
O “Bonde do Jaguar” é apenas o disco de estreia, é um toque inicial para a proposta que o Nunig e o Bonde do Jaguar querem trazer.
“Bonde do Jaguar” está disponível para download no site www.nunig.com.