Ser uma plataforma para a expressão artística e cultural de diferentes grupos pelo mundo, muitos sub-representados, para que essas comunidades sejam impulsionadas a ocupar novos lugares e construírem uma visão de mundo cada vez mais plural e autêntica faz parte da essência da Converse.A marca coloca isso em prática de diversas formas nos países onde está presente e, no Carnaval brasileiro, vai promover e celebrar a mistura entre as tradições daquela que é uma das maiores festas culturais do mundo com a música contemporânea para mostrar que a chave para a singularidade são as conexões inesperadas.
A marca coloca isso em prática de diversas formas nos países onde está presente e, no Carnaval brasileiro, vai promover e celebrar a mistura entre as tradições daquela que é uma das maiores festas culturais do mundo com a música contemporânea para mostrar que a chave para a singularidade são as conexões inesperadas.
Nesta ação, batizada de Conecte-se Com o Inesperado, a Converse convida os blocos Ilú Obá de Min, Bloco 77: Os Originais do Punk e Cumbia Calavera para estrelarem sua campanha, que pretende provar ser possível cair na folia em todos os ritmos. O 77 mistura a música punk com as batidas de marchas de carnaval. O Ilú Obá de Min promove as culturas afro-brasileira e africana e atividades para o fortalecimento das mulheres negras. O Cumbia Calavera, fundado por imigrantes latinos e europeus no Brasil, traz novas roupagens para ritmos latinos, como a cumbia e a música folclórica andina. Os blocos e seus personagens serão retratados num curta-metragem, peça central da campanha, e também em mini-docs para as mídias sociais, contando a história de cada um.
O pano de fundo desses encontros é São Paulo, lugar ideal para reforçar a ideia de que pessoas diferentes podem encontrar seus próprios ritmos no Carnaval, já que reúne comunidades de múltiplas origens.
Para viver as misturas autênticas proporcionadas pelo Carnaval, conforto e liberdade de movimento são requisitos importantes — aspectos primordiais atendidos pelos modelos Converse da Linha CX, presentes na matéria-prima especial da palmilha e da espuma da entressola. Isso permite circular entre os blocos, festas e ritmos sem preocupação, como os personagens da campanha, todos animados e calçados com os pares da linha de Carnaval.
A conexão com o inesperado não estará só no filme publicitário, mas também numa faixa musical criada para o projeto. Aqui, entra em cena a Comunidade All Star, que reúne jovens artistas independentes apoiados pela Converse, outra iniciativa permanente de fomento à criatividade. O grupo tem nomes do Brasil, e três deles vão estrelar a música “No Miolo (me encontra lá)“: Mamma Gold, Virgo Virgo e Preto Raro. A faixa traduz o espírito de mistura que a marca propõe para o Carnaval, contando com participação dos músicos Kiko Dinucci e Thiago França e com a co-produção do próprio Kiko, do produtor Nave Beatz e um dos nomes históricos do rap brasileiro, Marcelo D2.
Paralelamente à “Conecte-se Com o Inesperado”, a Converse potencializa o Carnaval como plataforma de autoexpressão também através do patrocínio de blocos que, assim como os da campanha, têm identidade ímpar. Esse tipo de iniciativa, aliás, já é adotada pela Converse no Brasil há muitos carnavais. Os três participantes da campanha são patrocinados pela marca.
A campanha Conecte-se Com o Inesperado começa a partir do dia 16 de fevereiro, com a divulgação dos vídeos e mini-docs nas redes sociais da Converse (@converse_br). A faixa musical estrelada pelos All Stars e produzida por Kiko Dinucci, Nave Beatz, Marcelo D2 terá lançamento especial após a festa, no início de março. Os pares da Converse para folia podem ser encontrados no e-commerce brasileiro da marca.
O conceito, criação e direção criativa da campanha é da agência Dabba. O vídeo da campanha é dirigido por Beto Macedo e Sabothati da Tilt Rec, e tem fotografia de Hudson Rodrigues, e pode ser visto nas redes sociais da Converse e também no canal do Youtube da marca.