ATUALIZAÇÃO: O rapper norte-americano Craig Mack, faleceu na noite de segunda-feira (12.03.2018), aos 46 anos.
Em 1994, Craig Mack nos abençoou com o clássico “Flava In Ya Ear” — uma música que recebeu um memorável remix dos MCs mais quentes de Nova York no jogo. Poke e Tone do lendário duo Trackmasters eram os caras por trás da produção clássica da música. Não só “Flava In Ya Ear” que ajudou Craig Mack a ganhar fama, foi o seu sucesso durante seu tempo na Bad Boy Records.
É muito afável relembrar sobre os reppers tanto quanto qualquer outra cabeça do hip hop. Basicamente, sabemos que um grupo de reppers vai e vem como uma porta giratória. Com o passar do tempo, sempre nos perguntamos onde nossos reppers favoritos acabaram fazendo durante seu hiato pós-celebridade.
Palavras machucam. Especialmente quando são suas próprias palavras olhando para você do futuro, rindo, já que o impacto da sua nova realidade espera por você como um ladrão em um beco escuro. A proclamação involuntariamente auto-cumprida de Craig Mack de seu maior sucesso é difícil de ignorar quando os anos sem ver seu rosto inesquecível ficam cada vez mais notáveis. A verdade é que Mack era mais do que apenas o alvo de milhares de piadas. Ele teve um impacto, embora breve, na história do hip hop que não será facilmente esquecido.
Craig Mack foi, na verdade, o primeiro repper naquela então novata Bad Boy de Puff Daddy. Ele emparelhou com Notorious B.I.G. para a campanha promocional B.I.G. Mack em 1994 e seu álbum foi disponibilizado uma semana após “Ready To Die” no outono do mesmo ano. “Project: Funk Da World” foi inflamado pelo seu único single, “Flava In Ya Ear”. A faixa foi um bombardeio jazzístico impulsionado para o futuro através dos tambores do boom bap. A produção de Easy Mo Bee dificilmente podia conter a enorme voz de Mack.
Mais do que o single de platina, o remix de estrela e o videoclipe inovador mudaram o hip hop para sempre. Antes de “Flava In Ya Ear”, os remixes geralmente consistiam em uma novo beat, às vezes por um produtor diferente, e muitas vezes tinha uma nova abordagem lírica pelo artista e convidados. O que Mack e Puffy fizeram com “Flava In Ya Ear” foi trazer o mundo da mixtape para o mainstream.
No remix ele teve os melhores MCs da época. O vídeo em preto e branco, com o uso do fundo branco liso e camadas de todos os grandes MCs no jogo, tornou-se o modelo para inúmeros plagiadores.
Além de seu grande sucesso, Mack juntou um álbum de estreia sólido, incluindo singles como “Get Down” (um remix clássico de Q-Tip que seguiu a fórmula tradicional) e “Makin’ Moves With Puff”. Não era de surpreender que seu álbum certificado de ouro fosse completamente ofuscado por um colega de selo que agora é considerado um dos melhores para sempre no microfone [Notorious B.I.G.].
Mack saiu da Bad Boy em 1997, e dropou seu segundo álbum “Operation: Get Down” para um público desinteressado. Com algumas aparições aqui e ali (especialmente no remix “Special Delivery” de G-Dep), Mack desapareceu completamente até 2012, quando rumores se espalharam de que ele se juntou a um culto religioso com um estuprador começaram a circular. Segundo relatos, o culto que Mack se juntou é dirigido por um pregador de rádio de 82 anos chamado RG Stair. Stair também é um criminoso sexual conhecido. Ele foi acusado de estuprar duas mulheres que faziam parte de seu culto.
Ainda assim, há artistas que têm vários álbuns profundos que não possuem uma música clássica. Há artistas de grande nome que não têm uma faixa que fará com que as pessoas parem o que estão fazendo e dirijam-se à pista de dança.
Se “Flava In Ya Ear” é tudo o que define a breve existência de Craig Mack no mainstream do hip hop, ele pode ser consolidado no fato de ter feito um impacto duradouro.
Manancial: XXL Magazine • UPROXX • The Urban Daily