Depois de seis anos desde o último projeto, o Oriente retorna com um novo álbum acústico. A sonoridade marcante do rap, que transita entre o reggae e a MPB, do trio formado por pelos MCs Chino e Nissin e o multi instrumentista, produtor musical e beatmaker Nobru, ganha agora uma nova versão atravessada por mudanças como a paternidade, vivências internacionais e nacionais, experiências individuais e coletivas que culminam agora num Oriente mais maduro.
Com mais de 15 anos de história, conquistando públicos por onde passa, e uma forte energia que emana em cada canção e apresentação, o grupo se une a artistas como Alexandre Carlo (da banda Natiruts) na faixa-foco “Oração”, além de L7NNON, Cynthia Luz, Hariel e Ferrugem para colaborações que integram as 14 faixas do novo álbum. Intitulado ORIENTE ACÚSTICO, o disco chega hoje às plataformas de streaming acompanhado de um audiovisual no canal de YouTube dos artistas, e se desdobra em videoclipes que serão lançados semanalmente em dezembro.
Precursores do gênero acústico no Brasil, o Oriente apresenta agora a sua terceira versão com uma série de regravações, parcerias inéditas e novas sonoridades. O repertório desta nova fase promete reforçar os laços com o público que acompanha a banda desde o início, e começou logo com o primeiro single e parceria revelados recentemente: o lançamento de “Hoje Não É Mais”, em colaboração com o rapper conterrâneo L7NNON. “Estamos muito empolgados em compartilhar este novo álbum com nossos fãs, que têm sido parte fundamental da nossa trajetória ao longo desses 15 anos. Cada canção reflete não apenas nossas conquistas e desafios, mas também a maturidade que adquirimos como artistas”.
As aguardadas tracks “O Vagabundo e a Dama” e “Pras Damas” chegam para coroar o disco ao lado de “Azulejo” – sendo as três únicas canções sem feat. Cada uma das faixas que complementam o álbum traz um colaborador que acrescenta uma camada única ao projeto: Alexandre Carlo, da banda Natiruts, soma em “Oração”, com uma vibe meditativa e positiva; “Nossa História”, por sua vez, tem a voz de Joyce Alane; enquanto “Ouvindo Oriente” traz Vitão, em um tributo à própria trajetória do trio. Em “Menina do Sol”, o trio 3030 colabora para trazer uma energia solar e romântica, e a faixa “Mandona 2” marca uma nova fase da clássica “Mandona”, com a presença de Hariel. A parceria com Ferrugem em “Luz da Lua” adiciona um toque de samba à mistura, e Lourena se junta ao grupo em “Na Areia”, proporcionando uma conexão poética. Por fim, “Praieira” com Armandinho (o qual o videoclipe chega no próximo ano), “Deixa Chover” com Maneva e “Liberta” com Cynthia Luz e Grego encerram a tracklist com composições singulares.
Donos de um público fiel e quase dois bilhões de plays, o grupo criado em 2009 em batalhas de rima em Niterói, no Rio de Janeiro, já se apresentou em festivais de renome como Rock In Rio, Planeta Atlântida e Planeta Brasil, além de já terem dividido palco com nomes de expressão no cenário musical como Damian Marley e Whiz Khalifa, além de tour pelos EUA e Austrália. Agora, em nova fase, eles pretendem rodar o país com o novo projeto, e a estreia acontece em São Paulo em um show de lançamento que une nostalgia e celebração, no dia 14 de dezembro, no Cine Joia. Ingressos já disponíveis aqui.