segunda-feira, novembro 25, 2024

Últimos Posts

“Originals Demo (2002)”: Symphonic e família Sabotage resgatam demos originais do rapper

Na semana em que completaria 49 anos de idade, o rapper Sabotage ganha mais uma peça em sua discografia. Trata-se do EP “Originals Demo (2002)”, um projeto da Symphonic Distribution do Brasil, plataforma independente de distribuição de música e tecnologia, em parceria com a família Sabotage, que chega em 8 de abril em todas as plataformas digitais e no canal oficial do artista no YouTube. 

O EP póstumo traz obras originais de músicas já lançadas pelo artista, convidando os fãs e admiradores do rapper e de sua trajetória artística a uma viagem no tempo. O lançamento resgata os arquivos originais das músicas “País da Fome”, “Canão Foi Tão Bom”, “Mosquito” e “Quem Viver Verá”, que estavam sendo produzidas por Daniel Ganjaman, Tejo Damasceno e Quincas Moreira na semana da morte do lendário Sabota.

As demos ganharam um tratamento de engenharia de áudio para serem apresentadas da maneira mais crua e fiel ao que o rapper imaginava. Ganjaman, Tejo e Quincas reviverão os dias de produção com Sabotage para entregar os sons da forma exata como estavam sendo produzidos até janeiro de 2003, quando o músico foi assassinado na capital paulista, onde nasceu, cresceu, viveu e eternizou sua obra.

É um orgulho ter idealizado esse projeto junto com a família Sabotage, resgatando a memória e o legado deste que é um dos maiores nomes do rap brasileiro”, conta Ian Bueno, head de operações da Symphonic Brasil. “O lançamento é um projeto original Symphonic e reforça nossa filosofia de valorizar os artistas e colocar suas obras em primeiro lugar”, completa. 

Sabotinha, o filho do Mestre, relembra os últimos momentos com o pai e diz que naquela época o músico “estava focado em sua arte”. “Ele estava em estúdio gravando filmes como O Invasor e Carandiru, além de estar compondo com Hector Babenco e produzindo este EP. Foi um momento em que ele encontrou musicalidade e arte entre amigos. A Família tem muito orgulho do que vai trazer aos fãs quase 20 anos depois”, diz Sabotinha, filho do Mestre.

Envolvido desde a concepção do projeto original, de 2002, o produtor Tejo Damasceno releva o turbilhão de emoções que sentiu ao reabrir as sessões originais das músicas do amigo: “Me sinto privilegiado por todos esses momentos com o Maurinho (apelido do rapper para os íntimos), meu irmão eterno. Dá pra relembrar tudo o que vivemos juntos, as risadas, aquele talento indescritível”, declara. “Fico muito feliz de o público que o acompanha até hoje ter acesso a como eram as batidas que ele escolheu gravar, do jeito exato que ele queria”.

A convivência com o multiartista também é lembrada com carinho por Quincas, outro produtor envolvido no projeto: “Ele era um jorro constante de entusiasmo, criatividade e coração. Ao mesmo tempo tranquilo, sem stress, vivendo cada momento por inteiro. Ajudar o Sabotage a registrar sua arte foi uma das experiências mais profundas e especiais que tive na minha vida”. 

Empresária da família Sabotage, Karina Spinoza conta um pouco do processo: “Resgatar as gravações originais da semana da morte do Sabotage era um desejo antigo da família, e para isso eu precisava contatar quem estava lá com ele vivendo aquele momento histórico. Entre a família Sabotage, nosso escritório e esta turma sempre houve muita parceria e respeito mútuo”.

O Sabotage foi importantíssimo na minha vida e eu cresci muito com ele como produtor, músico e pessoa. Era uma pessoa fora do comum e querido por todos a sua volta.”, conta Ganja

Originals Demo (2002)” estreia em 8 de abril em todas as plataformas de streaming e no YouTube, com visualizers que apresentam registros inéditos do artista em estúdio.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca