A Praça dos Ex-Combatentes, no bairro do Patronato, em São Gonçalo, ganha novas cores a partir desta terça-feira (1º) após ser revitalizada pelo projeto LAB Cidades Criativas. O espaço é conhecido por ser palco da famosa Batalha do Tanque, que anima o local nas noites de quarta-feira com uma roda cultural de rap entre MCs, que duelam entre si com batalhas de rima freestyle, ajudando a revelar artistas que se tornaram referências do gênero como Xamã, Orochi e Pelé Mil Flows.
Para melhorar a infraestrutura do local, o projeto instalou um palco pintado pela artista plástica e muralista Leda Daguimar. Além disso, a praça também ganhou um mural pintado pelo artista RAF e uma obra interativa do artista cearense Narcélio Grud, que poderá ser usada para brincadeiras com as crianças.
“O LAB Cidades Criativas encerra a 2ª edição no Rio de Janeiro com a inauguração de espaço cultural na Praça dos Ex-Combatentes. Esse ponto importante de São Gonçalo é reduto da cultura hip-hop, manifestação que também tem no grafite uma das suas marcas fortes, o que casa perfeitamente com a bandeira da arte urbana levantada pelo LAB Cidades Criativas. Ao todo, cinco locais no estado foram reimaginados e ganharam novos ares a partir desse projeto que tem como principal missão nos reconectar com os espaços públicos que contam as histórias das cidades”, destaca Paulo Feitosa, diretor da iniciativa cultural.


Esta é a segunda edição do LAB Cidades Criativas, que também já atuou nos projetos de revitalização do Mirante do Pedrão, na Zona Sul do Rio, da Praça Tia Carmem do Xibuca, no Centro do Rio, da Praça Maria Aparecida e da Praça da Bíblia, ambas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em sua primeira edição, em 2022, o projeto reformou praças de até 600m² nos municípios fluminenses de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Paraty e Maricá através de ações de intervenção urbana como pinturas, instalações e ações de mobiliário urbano.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero.