“Retaliation, Revenge and Get Back” é o álbum de estúdio de estreia do repper Daz Dillinger, disponibilizado em 31 de Março de 1998 pela Death Row Records.
O projeto
Ele foi um dos últimos artistas da Death Row após seu colapso em 1996, após a morte de 2Pac. Daz era o chefe da Death Row, enquanto Suge Knight foi preso por uma briga, 2Pac e outros membros do selo conflitaram com Orlando Anderson [com quem 2Pac brigou no MGM] em Las Vegas no dia 7 de Setembro. O álbum alcançou o número #8 na Billboard 200 em 18 de Abril [de 1998] com 84.000 cópias vendidas só na primeira semana. Logo após Daz dropar este álbum, que acabou ganhando certificado de ouro, edificou sua própria gravadora, D.P.G. Recordz, e trabalhou com artistas como Soopafly, Mac Shawn, Crooked I, South Sentrell e outros.
O álbum também foi o último álbum da Death Row a caracterizar qualquer tipo de produção do G-Funk, o estilo que Dr. Dre desenvolveu e popularizou, o que inicialmente tornou a Death Row famosa. Uma vez que Daz foi um dos pioneiros, ele mudou para diferentes técnicas após este álbum.
A obra de arte do álbum é uma alusão à capa do álbum de Marvin Gaye, “In Our Lifetime”:
Ouça “Retaliation, Revenge & Get Back”:
Manancial: Wikipedia