Para comemorar os 50 anos de Sabotage, lenda do rap nacional e potência do movimento hip hop que deixou um legado que atravessa gerações na música brasileira, a Bem Bolado Brasil (www.bemboladobrasil.com.br), referência na comercialização de sedas e itens de tabacaria, e a marca SABOTAGE, administrada pela família do rapper como forma de continuar sua história, lançaram um kit temático e exclusivo de sedas para os fãs e colecionadores que se identificam com ambas as marcas.
Sabotage completaria seus 50 anos no dia 3 de abril de 2023. O rapper que denunciava o cenário violento das favelas do Brasil, consequência da desigualdade social da época, da guerra às drogas e a falta de assistência do Estado, algo muito parecido com a realidade vivida ainda hoje nas periferias de todo o país, continua alcançando pessoas de várias idades que se identificam com o que o artista cantava em suas músicas. Para homenagear o maestro do Canão, que trazia em sua narrativa de resistência a maconha como liberdade de expressão e amostra do cenário de preconceito dentro das favelas, a Bem Bolado se uniu ao selo do rapper para criar o kit com duas sedas de edição limitada, um tubeck com aplicação do logo do sabotage, um dichavador personalizado e duas piteiras de papel, que também podem ser adquiridas separadamente e já se encontram disponíveis no site da marca.
Com o mote “Legado de Ouro”, o kit tem um design com diferentes criações que ilustram partes da história do Sabotage, e exibem pela primeira vez alguns manuscritos originais do artista, com as letras em dourado, representando o valor e o alto impacto de suas palavras, que marcaram gerações e se tornaram uma rima de resistência que ecoa das favelas. “Sabota cantou ‘Não deixa rastro, segue só no sapatinho, Conosco é mais embaixo, bola logo esse fininho’, porque ele tinha consciência de que para o pobre, preto e favelado, não existe exceção. A maconha sempre foi ‘legalizada’ quando falamos da elite, mas quando falamos da periferia ela é criminalizada porque existe um estigma violento por parte da sociedade: ‘Cada lugar um lugar, cada lugar uma lei”, explica Vinni Valério Teixeira, diretor criativo e co-fundador da MOOC, produtora e agência por trás da colab com a Bem Bolado, que deu origem à linha exclusiva de produtos, ao citar partes da música “Mun-rá”, um dos muitos sucessos do artista.
A Bem Bolado, que se estabeleceu como um importante fomentador da cena musical e cultural nacional, desenvolveu peças personalizadas para enaltecer e homenagear a história do rapper. “Nosso DNA é repleto de brasilidade, o Sabotage é um dos maiores nomes da cultura hip-hop do Brasil, por isso estamos muito felizes em realizar esta ação especial em comemoração aos 50 anos do artista”, afirma Fabricio Penafiel, Sócio e Diretor de Marketing da Bem Bolado.