Com uma obra consistente e recheada de musicalidade, MC Sid lança nas plataformas digitais, nesta sexta-feira (24), o seu mais novo projeto: o EP “Cordas Musicais”. Neste novo trabalho, o artista explora os mais diversos sentimentos e situações, criando canções de fácil identificação em um projeto que traz uma mensagem de conforto ao final.
“Cordas Musicais” é um trabalho que apresenta muita pessoalidade mas que, ao mesmo tempo, consegue representar muitas pessoas. Mesmo trazendo músicas com conteúdo sobre depressão e angústia, as faixas conseguem captar o ouvinte e fazê-lo imergir na obra. O termo “cordas musicais” é uma analogia que busca remeter a uma corda no pescoço, e em seu significado geral, como a música consegue desatar o nó dessa corda.
Setembro é o mês marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, com isso, Sid vem buscado lançar projetos para marcar esse período, principalmente por trazer o assunto em suas faixas: “Todo ano em setembro eu gosto de lançar um EP porque, para mim, é uma marca, por ser um mês que traz assuntos como a depressão, o suícidio e sua prevenção, principalmente por eu abordar muito essas temáticas dentro das minhas músicas”, conta o artista. Sid realizou no ano passado o lançamento do EP “Cartas”, que também possui influências do setembro amarelo.
“Muitas vezes, a gente se sente mal e, quando ouvimos uma música que fala sobre a temática ruim que estamos vivendo, nos sentimos de certa forma melhor. É algo difícil de explicar ou de fazer sentido, sabe? Porque será que quando ouvimos uma música com a temática tão bad, tão deprê, a gente se sente melhor, se estamos passando por isso? Habita muito na questão da representatividade, de saber que você não é a única pessoa passando por isso, e traz um conforto maior, uma identificação maior”, finaliza Sid.
O EP conta com quatro faixas que se complementam, representando diversos estágios da depressão. Na faixa “Eu Não Quero Ser Ninguém”, Sid aborda sobre as expectativas, cobranças e críticas excessivas, que surgem principalmente por parte da família e acabam gerando a frustração do indivíduo. Entretanto, a música carrega como mensagem a importância de não desistir dos seus sonhos, pois são eles que te transformam no que você verdadeiramente é.
Dando sequência ao projeto, em “De Novo” o artista aborda como as pessoas procuram refúgio em coisas materiais, para amenizar o sofrimento interno. “Saudade ou Culpa”, chega com reflexões sobre o passado e, principalmente, sobre o desânimo que vai se acumulando ao longo do tempo. Para encerrar o projeto, Sid escolheu a faixa “Não Chore Mais”, que traz em seus versos uma mensagem de conforto para o ouvinte, dando pequenos conselhos em seu refrão.