Em meio à pandemia da Covid-19, a ONG Pimp My Carroça se viu obrigada a encontrar maneiras seguras e distanciadas de continuar trazendo visibilidade, segurança e renda aos catadores de materiais recicláveis. A principal ação foi o financiamento coletivo Renda Mínima Pros Catadores, que arrecadou mais de R$ 1,5 milhão, distribuídos entre 2.117 profissionais da reciclagem, trabalhadores responsáveis por coletar 90% de tudo que o Brasil recicla.
Além do repasse financeiro, 7.000 kits de água e sabão foram distribuídos para catadores e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social. Quase 200 toneladas de alimentos foram entregues durante a pandemia, além da distribuição de refeições em marmitas, que chegaram às mãos de 18 mil pessoas. Máscaras e outros itens de proteção também foram entregues pros catadores durante a pandemia.
Tais ações foram reconhecidas pelo disputado prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo, que consagrou a ONG como uma das 30 iniciativas brasileiras de maior impacto positivo durante a crise. No total, 414 cases de todo o Brasil foram inscritos e divididos em três categorias: Ajuda Humanitária, Mitigação da Covid-19 e Legado Pós-Pandemia. O Pimp My Carroça foi um dos 10 vencedores da categoria Ajuda Humanitária.
Com início neste mês de março, o Prêmio Empreendedor Social do Ano chega à sua última etapa com a Escolha do Leitor, na qual as 30 iniciativas de destaque no enfrentamento à pandemia vão à voto popular em suas categorias. O público poderá eleger seu finalista favorito na categoria Ajuda Humanitária até o dia 31/03. Na plataforma de votação é possível fazer também doação para cada uma das iniciativas que estão concorrendo, contribuindo para ampliar o impacto das organizações, movimentos e negócios que prestam socorro emergencial a populações vulneráveis na pandemia.
“Esse prêmio não é só do Pimp My Carroça e do Cataki. É de todos que apoiaram os catadores durante esse período de trevas e, claro, dos próprios profissionais da reciclagem, os trabalhadores que mais fazem pelo meio ambiente no Brasil”, afirma Mundano, artivista fundador do Pimp My Carroça e do Cataki, app criado pela ONG para que catadores sejam chamados pra fazer a coleta dos geradores de resíduos. “Contamos com a votação e doação de todos para que possamos continuar trabalhando em prol desses profissionais fundamentais pro nosso país Vote, compartilhe com os amigos, doe. Toda ajuda faz a diferença para nós”.
COMO VOTAR E DOAR NA ESCOLHA DO LEITOR
Para votar é muito fácil – leva menos de 5 segundos!
- Acesse o site: https://empreendedorsocial2020.folha.com.br/renda-minima-pros-catadores-na-pandemia e clique em CONFIRMAR para votar;
- Ao receber a mensagem de confirmação de voto, se quiser doar, clique em QUERO DOAR e faça sua contribuição com a causa;
Os vencedores da Escolha do Leitor, tanto os recordistas de votos quanto os líderes na captação de doações, serão anunciados em um dos eventos de comemoração aos 100 anos da Folha ao longo de 2021. Trata-se de um estímulo à cultura de doação no Brasil em meio aos desafios de mitigação dos impactos da crise sanitária, econômica e social decorrentes da Covid-19.
Faça parte desse movimento! Quer conhecer mais sobre as ações da ONG durante a pandemia? Assista nosso vídeo.