O Podcast Rabiscos realizou, na última semana, em Poços de Caldas (MG), um novo formato de encontro literário no Brasil: a Festa de Leitura. Inspirada na Reading Rhythms de Nova York, essa experiência propõe um novo jeito de se conectar com a literatura e com as pessoas ao nosso redor, tornando o ato de ler uma vivência coletiva e afetiva.
A ideia surgiu de uma experiência em um encontro intimista na casa do escritor e apresentador Tadeu Rodrigues, ao lado da também apresentadora do podcast, Jéssica Balbino, amigos, ouvintes e amantes da literatura se reuniram para uma experiência de leitura compartilhada, acompanhada de trocas, conversas, vinho e petiscos.
A noite teve como centro a obra “Quem Matou Meu Pai”, do escritor francês Edouard Louis, publicada no Brasil pela editora Todavia. A leitura foi permeada por reflexões sobre as relações entre literatura, política e identidade. O livro, um relato potente e pessoal sobre as violências sociais que moldam vidas, provocou debates sobre classe, afetos e memória.
O evento reforçou a vocação do Rabiscos para aproximar leitores e promover trocas significativas em torno da literatura contemporânea. Mais do que uma roda de leitura, a Festa de Leitura é um espaço de convivência e partilha, reafirmando o papel da literatura como ferramenta de encontro e transformação. Diferente de um Clube de Leitura tradicional, a leitura compartilhada envolve tempo de leitura em um local pré-determinado e público, onde as pessoas dividem o silêncio, sem conexão tecnológica, e depois partem para conversas e interações.
A Origem da Festa
A inspiração veio do Reading Rhythms, projeto criado por Ben Bradbury e Tom Worcester, que perceberam que a rotina corrida fazia com que lessem cada vez menos. Para mudar isso, passaram a organizar encontros em que um grupo de pessoas se reunia para ler silenciosamente por um período determinado e, depois, compartilhar suas experiências. A iniciativa cresceu e se tornou um fenômeno em Nova York, reunindo mais de doi mil participantes em diversos eventos literários ao longo de um ano.
A primeira edição no Brasil
O Rabiscos trouxe essa ideia para o Brasil e organizou a primeira Festa de Leitura em um formato intimista. “Nossa ideia é fazer com que o projeto ocorra mais vezes, em novos formatos, abrindo e ampliando cada vez mais o público”, conta Tadeu Rodrigues, que lembra que em 2024 o podcast Rabiscos realizou duas edições abertas ao público em praças, em parceria com a Mostra Integrada de Artes (MIA). Centenas de pessoas participaram das leituras ao ar livre, criando um ambiente de troca, conexão e pertencimento.
“Sabemos que o cenário da leitura no Brasil não tem os melhores números, mas acreditamos que iniciativas como essa miram a contramão das estatísticas e provam que, sim, as pessoas querem e gostam de ler e desafiamos essa máxima de que para ler é preciso silêncio, ‘um teto todo seu’ e/ou outras coisas que só servem para nos afastar dessa prática que é tão prazerosa, sobretudo se coletivizada”, completa Jéssica Balbino.
A próxima Festa de Leitura ainda não tem data definida, mas de acordo com o podcast, ela será realizada em um local público e aberto, permitindo a participação de todas as pessoas interessadas. A ideia é simples: um espaço para se reunir, ler coletivamente, trocar ideias e estabelecer conexões através da literatura.