Ao falar sobre os atos e os movimentos mais importantes na história do hip hop, relegar e/ou calafetar o impacto do Wu-Tang Clan seria um crime. O seu currículo fala por si só. Em uma época em que as gravadoras faziam os preceitos, o Wu-Tang Clan os atravessou e escreveu os seus próprios, rompendo barreiras que comprovariam o poder do hip hop e do grupo revolucionário do rep.
Após uma amarga experiência no Tommy Boy Records, o repper/produtor RZA fundou o Wu-Tang Clan e alistou seus primos GZA e Ol’ Dirty Bastard, bem como os vizinhos de bairro Raekwon, Ghostface Killah, Method Man, Inspectah Deck, U-God e Masta Killa. O grupo originário de Staten Island passou a se formar atacando a indústria da música com sua robusta marca do rep. Em 1993, com seu álbum seminal, “Enter the Wu-Tang (36 Chambers)”, o Wu ajudou a recuperar a vida em uma cena do rep da cidade de Nova York, que perdeu a força no auge do hip hop da Costa Oeste. Com singles clássicos como “Protect Ya Neck”, “C.R.E.A.M.” e “Can It Be All So Simple”, a música do esquadrão ressoou nos cinco bairros da cidade e além.
Com seu álbum de estúdio de estreia no status de platina, o Wu-Tang Clan aproveitou o acordo não exclusivo que assinaram com a Loud Records e começou a dropar álbuns solo — Method Man (Tical), Ol’ Dirty Bastard (Return to the 36 Chambers: The Dirty Version), Raekwon (Only Built 4 Cuban Linx), GZA (Liquid Swords) e Ghostface Killah (Ironman) — que simultaneamente erigiu os membros individuais do grupo e fortaleceu a marca Wu-Tang no processo.
Em 1997, quatro anos após o lançamento de sua estreia, o Wu-Tang Clan retornou como uma unidade completa com seu segundo álbum, “Wu-Tang Forever”, que simbolizou a conclusão do plano quinquenal de RZA implementado durante a gênese da equipe técnica. Decidindo seguir os passos de 2Pac e The Notorious B.I.G., o Wu-Tang Clan foi em uma vitória com o seu álbum duplo, uma jóia do hip hop de 27 faixas que consolidaria o Wu como um dos movimentos mais fortes em hip hop e toda a música, para esse assunto.
Em comemoração ao seu 20º aniversário, a VIBE destacou cinco razões pelas quais o disco “Wu-Tang Forever” solidificou o Wu-Tang Clan como ícones do rep.
5. A notoriedade do álbum
Em um ano cheio de registros de sucesso, Wu-Tang Forever foi um dos álbuns mais esperados. Os discípulos do Wu aguardavam ansiosamente a sua chegada após terem quatro anos sem um projeto coletivo da tripulação. Inicialmente previsto para ser disponibilizado em Fevereiro de 1997, o LP do segundo ano do Wu-Tang Clan foi adiado em várias ocasiões e aumentou o fervor dos fãs pelo que os monges líricos de Shaolin tinham na loja. Depois de Wu-Tang Forever ter sido finalmente libertado em 3 de Junho de 1997, o álbum estreou no número 1 na Billboard 200, um feito apenas alcançado pelas estrelas do rep Scarface, The Notorious B.I.G., Bone Thugs-N-Harmony, Puff Daddy, Master P, Ma$e e The Firm durante esse ano. Ele vendeu 612 mil unidades na sua primeira semana, apesar de ter um single de sucesso tradicional. Em meados de Outubro de 1997, Wu-Tang Forever foi certificado 4x platina, tornando-se um dos álbuns de rep mais vendidos do ano, provando que o Wu era tudo sobre a força em números.
4. Crescimento de RZA como produtor
Durante a edificação do álbum de estréia do Wu-Tang Clan, Enter the Wu-Tang (36 Chambers), RZA foi encarregado de edificar um álbum. Com o mínimo de fundos e equipamentos que estavam longe do padrão da indústria no momento, o líder do grupo criou a qualidade ardilosa, lo-fi do álbum, aumentando sua vibe e encanto. Depois de utilizar samples de antigos filmes de Kung-Fu e erigir uma estréia clássica que ajudou a reviver toda uma costa, RZA aumentaria a magnificência do Wu-Tang Forever, fazendo uso de cordas, sintetizadores e samples clássicos de soul, dando ao álbum um refinado sentimento cinematográfico. Um forte contraste com a crueza das batidas em Enter the Wu-Tang (36 Chambers), o Wu-Tang Forever é uma vitrine da evolução de RZA como produtor e o abade sábio que erigiu os álbuns solo que preparariam o cenário para a libertação do álbum.
3. O grito de reunião do álbum contra o império do brilho
Wu-Tang Clan pode ter botado para foder durante o seu auge como um grupo, mas também não era tipo a Bad Boy Records, que tinha uma fortaleza nas paradas do hip-hop e R&B durante meados dos anos 90. Com uma lista que incluía Notorious B.I.G., Ma$e, Total, 112 e Faith Evans, a Bad Boy Records pode ter anunciado o rep em uma era de aspiração e excesso com seu som e estética maior do que a vida, mas nem todos estavam afim de embarcar na tentativa do selo para gentrificar hip-hop com R&B, mais notavelmente o Wu-Tang Clan.
Servindo como a antítese percebida de tudo o que a Bad Boy Records representava, o Wu-Tang Clan enviaria tiros no Evil Empire que era Bad Boy Records já em 1995, quando Raekwon e Ghostface Killah atacaram subliminarmente Notorious B.I.G. por ter sido supostamente irônico à capa do álbum Illmatic para a dele. Isso provocou uma sutil guerra fria entre as duas entidades que continuaram até a morte do Notorious B.I.G. em 1997. O próprio RZA adicionou seus dois centavos sobre o assunto na introdução do segundo disco do Wu-Tang Forever. Embora ele evitasse citar nomes, havia uma boa idéia de quem ele estava se referindo, aumentando o respeito dos puristas pelo Wu-Tang e tudo o que eles representavam.
2. Comentário sócio-político
O álbum de estréia Enter the Stage (36 Chambers) do Wu-Tang Clan inclui momentos tristes, assume a vida no centro da cidade e a busca pela sobrevivência que vem como um subproduto dessa circunstância (mais notavelmente nas faixas “Can It Be All So Simple”, “C.R.E.A.M.” e “Tearz”). Wu-Tang Forever mostrou um foco maior em questões sociopolíticas. Tornando-se desiludido com a representação dos reppers e da cultura do hip-hop no mainstream, RZA e seus colegas do mesmo clã fizeram seus sentimentos sobre o estado da sociedade e a comunidade negra enfatizada em Wu-Tang Forever, dando ao álbum uma sensação mais cônscia em relação ao seu antecessor, que era mais estilo sobre a substância em termos de alcance tópico. Canções como “Older Gods”, “A Better Tomorrow”, “Impossible”, “Little Ghetto Boys” e “The Projects” mostraram uma sensação de amadurecimento no Wu-Tang Clan, credenciando a proclamação do Ol’ Dirty Bastard que o Wu-Tang Clan é para as crianças.
1. “Triumph”
Depois de 11 de Fevereiro de 1997, o rep nunca seria o mesmo. Esse é o dia em que “Triumph”, o single principal do álbum de segundo ano do Wu-Tang Clan foi desencadeado. A música mudou para sempre os parâmetros que um single de lançamento poderia ser. Acelerando em quase seis minutos e sem refrão, “Triumph” foi uma aplicação ambiciosa, com RZA tentando encaixar nove versos separados de nove reppers díspares em uma música e apresentá-la ao rádio e ao público em geral. A parte mais incrível é que ele realmente o retirou. Recusando-se a apaziguar os canais de rádio ou TV, editando a música ou o memorável videoclipe dirigido por Brett Ratner, em comparação com os clipes inovadores de outros visionários criativos como Missy Elliott e Busta Rhymes, RZA foi contra o grão e colocou sua aposta em “Triumph”. Foi uma aposta que contribuiu para o status do Wu-Tang Clan como ícones do rep. Acima de tudo, serviu de cereja no topo de um dos maiores álbuns de rep da época.
Manancial: VIBE