Celebrar a cultura negra. Este é o objetivo do “Potências! O Prêmio do Agora”, criado pela Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do Brasil, que chega a sua segunda edição no dia 16 de novembro, em São Paulo. A premiação, que enaltece as personalidades pretas que se destacaram em 2022, conta com 19 categorias e um júri técnico, que elege os vencedores. Na edição deste ano, o evento terá como apresentadores Preta Gil, Yuri Marçal, Lidi Lisboa e João Luiz Pedrosa, além de homenagear os cantores Gilberto Gil e Elza Soares. A transmissão será feita em TV aberta, pela Rede TV, e na internet, através dos canais do prêmio e dos perfis dos participantes no TikTok.
Entre as categorias que concorrem estão: Videoclipe do Ano; Experimente; Música do Ano; Artista do Ano; Mulherão da Porr@; Brabx do Ano; Caneta do Ano; Ator do Ano; Atriz do Ano; TikTok do Ano; Revelação Digital do Ano; Atleta do Ano; Campanha do Ano; Personalidade do Ano; Profissional da Porr@; Troféu Potência (homenageado do ano); e três novas premiações: Instrumentista do Ano, Rolê do Ano e Humor. A curadoria dos indicados será realizada em parceria com a AUR – plataforma de comunicação que pensa e respeita a cultura negra – e entre os profissionais pretos do mercado que compõem o júri técnico que irá escolher os vencedores, estão: Preto Zezé, presidente nacional da CUFA (Central Única das Favelas), e Samantha Almeida, diretora de criação da Globo. O anúncio dos indicados deste ano será realizado no dia 08 de novembro através das redes sociais do Black Squad da Mynd.
A segunda edição do “Potências!” também contará com shows de Preta Gil, Negra Li, Babu Santana, Os Prettos e Luccas Carlos, Urias, Lukinhas, Kynnie, além de outras participações especiais. Os homenageados da noite, através de apresentações inéditas, serão Gilberto Gil, que completou 80 anos de vida em junho, e Elza Soares, falecida em janeiro deste ano. Para Julio Beltrão, líder do projeto e diretor artístico do Black Squad da Mynd, o evento vem ganhando relevância no cenário das premiações nacionais e já se transformou em um selo, que atrai muitas marcas patrocinadoras que fazem questão de prestigiar pessoas pretas.
“É muito importante para nós como sociedade uma premiação que reconhece e celebra personalidades pretas. A cultura negra precisava desse espaço, e as marcas estão apoiando cada vez mais esse movimento. No ano passado, o evento aconteceu com algumas restrições por conta da pandemia, mas nesta edição, vamos realizar uma noite de gala muito especial, com direito a black carpet e mais de 300 convidados entre artistas, políticos e pessoas importantes da negritude”, comenta Julio.
Desde que foi criada há cinco anos, a Mynd já era uma empresa com pilares diferentes das outras agências do mercado. Fátima Pissarra, fundadora e CEO, traçou como meta que 50% dos seus funcionários seriam pretos e as contratações seriam feitas por skills e não apenas pela experiência apresentada. “Atualmente, contamos com mais de 50% de colaboradores pretos, em diferentes níveis hierárquicos, além de contarmos com o maior casting de personalidades negras do país. Somos uma empresa plural e trabalhamos diariamente para potencializar vozes não apenas na publicidade, mas no mercado como um todo”, afirma Fátima.
O “Potências! O Prêmio do Agora” é apresentado pela Nivea e tem como patrocinadores TikTok, Banco BV, Cacildis, e Bear Mate.