Especialmente agora em 2016 nós que acompanhamos de perto o universo Hip Hop vemos o quanto as redes de streaming Tidal (dirigida por Jay-Z) e a Apple Music (que pode ser também acessada pelo aplicativo iTunes) tem tretado para buscar produtos exclusivos desde mixtapes que são lançadas primeiramente em uma das redes para apenas depois serem disponibilizadas em outros streamings mais acessíveis (como Soundcloud, Youtube, Deezer e Spotify) até artistas que fecham contrato com a Tidal ou a Apple Music para que todo o seu trabalho seja lançado apenas em um desses stramings.
Algumas pessoas reclamam sobre isso já que, para acessar tanto o Tidal quanto a Apple Music, é necessário pagar uma mensalidade que se torna atrativa para os clientes justamente pelo assinante ter acesso mais rápido a materiais exclusivos. Foi o caso de “Lemonade”, o álbum visual de Beyoncé, que foi lançado primeiramente no Tidal e, só depois de alguns dias, teve as faixas disponibilizadas no Youtube e em alguns outros streamings, enquanto que o vídeo permanece sob a exclusividade do Tidal.
Por conta disso o produtor musical Metro Boomin desabafou essa semana dizendo que, dessa forma, o rap e o hip hop se tornam cada vez mais inacessíveis para o público. De acordo com o conteúdo publicado no site gringo da Billboard, o produtor disse:
“Eu estava a 10 minutos no iTunes procurando pela música ‘Cry‘ de Jay Z e não consegui encontrar. Então eu procurei pelo álbum ‘Blueprint‘ e me lembrei da briga Tidal vs. Apple. Essa merda de guerra de streamings é muito escrota, com toda essa baboseira de exclusividade. Apenas deixem as crianças terem as músicas que quiserem por que é isso que deveria acontecer, na verdade. Elas não deveriam ter que assinar dois serviços diferentes de streaming só para conseguirem ouvir o ‘Blueprint‘ e verem outros materiais. Tudo isso me faz sentir saudade da simplicidade que eram os CDs. E é por isso que eu prometo aos meus fãs que o meu álbum não será com nenhum tipo de exclusividade de streaming. Foda-se o dinheiro. Eu faço isso pela cultura. Apple Music, Tidal, Spotify, Pandora: não importa qual deles você use, meus álbuns estarão instantaneamente disponíveis e acessíveis para vocês. Porque esse é o ponto central disso tudo”.
Metro Boomin ficou famoso por produzir hits de sucesso como “Jumpman” e “Low Life” (de Future em parceria com Drake e The Weeknd, respectivamente), “3500” (de Travis Scott) e “Father Stretch My Hands” e “Waves” (de Kanye West em seu último álbum “The Life Of Pablo”).