sexta-feira, novembro 22, 2024

Últimos Posts

Quantos 2Pac’s estão espalhados pelo 3º Mundo rimando e lutando sem serem ouvidos?

De acordo com a mídia internacional, o rap de Tupac Shakur surgiu em um momento propício, o hip hop tinha acabado de entrar no mainstream e as gravadoras, numa época que ainda estavam estruturadas economicamente, investiram pesadamente em artistas do rap. Estes fatos acabaram levando aos quatro cantos do planeta a mensagem do mais famoso artista da cena hip hop.

tupac_shakur
Tupac Shakur

Tupac tem em suas letras a dor e o ódio de quem sobreviveu nos guetos repletos de violência e racismo, algo que centenas de rappers também sentem e cantam, mas a maneira como Shakur constrói seus questionamentos, além de indignação, traz esperança. É na dramatização que Tupac convence, cativa. Sua realidade é a de muitos pelo mundo.

“Cola o poster do Tupac aí. Que tal, o que cê diz?”, Mano Brown, um dos mais importantes rappers do Brasil, provoca na letra de “Negro Drama”. É isso mesmo, a luta para superar o negro drama de lá é semelhante ao cotidiano dos jovens da periferia daqui.

Tupac é ídolo por conseguir passar essa sensação de pertencimento que mescla frustração, radicalismo e mobilização, mesmo 20 anos após sua morte. Sentir o negro drama é querer vencer.

Apesar de toda desigualdade nos guetos, as condições econômicas do gigante Tio Sam , a grana (formal e informal) que girou nos selos independentes e a força da indústria fonográfica proporcionaram a ascensão de Shakur. A pergunta que fica: Quantos 2Pac’s estão espalhados pelo 3º Mundo rimando e lutando sem serem ouvidos?

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca