sábado, janeiro 18, 2025

Últimos Posts

Quem foi “Os Mão Branca”? Citado por Racionais em “Da Ponte Pra Cá”

Quantas vezes você se perguntou, quem seria ou o que seria os “Mãos Branca”, mencionado em “Da Ponte Pra Cá” dos Racionais: “Um Bradesco bem em frente da favela é viagem / De classe A da TAM tomando JB / Ou viajar de Blazer pro 92 DP / Viajar de GTI quebra a banca / Só não pode viajar com os mão branca / Senhor, guarda meus irmão / nesse horizonte cinzento / Nesse Capão Redondo, frio, sem sentimento

Entenda a história: No primeiro semestre do ano de 1980, vários crimes ocorrem em seqüência na cidade de Campina Grande. Marginais de certa periculosidade eram os escolhidos pela organização chamada “Mão Branca”.

Segundo o Diário da Borborema, tudo surgiu em virtude de uma “brincadeira” do agente Lidinaldo Motta, que ao ser transferido para Campina Grande, sugeriu 115 nomes de supostos marginais que deveriam morrer.

Alguém levou a brincadeira a sério e uma lista chegou às mãos de Cícero Tomé, Supervisor Policial, na Central de Polícia de Campina Grande.

O nome “Mão Branca” foi em virtude de um crime cometido pelo famoso “Esquadrão da Morte” do Rio de Janeiro. Ao assassinar um marginal, a polícia carioca deixou um pano branco sobre o corpo, que se assemelhava a uma luva. Surgiu daí o apelido do grupo de extermínio que virou legenda nacional.

Assista o documentário “Os Mão Branca” do canal Planeta Novo e entenda o caso.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca