Mais de 20 anos depois, a identidade do traficante mais famoso da história continua sendo uma questão de debate e uma série inspiradora e cinema.
Pablo Escobar foi o narcotraficante mais famoso, poderoso e sangrento de sua época. Talvez da história. Em 2 de Dezembro de 1993, no entanto, sua fortuna e infâmia chegou ao fim por um grupo de forças combinadas do governo da Colômbia (conhecido como o Bloque de Búsqueda), Estados Unidos, CIA e a DEA. Mas isso não tem saciado o fascínio da cultura popular pela sua história. Quase 24 anos depois de sua morte, muitos ainda estão se perguntando, quem matou Pablo Escobar? confira também o artigo: “A MORTE DE PABLO ESCOBAR: A CAÇA PELO MAIOR TRAFICANTE DE DROGAS DO MUNDO”.
1. Los ‘Pepes’: Os ‘Perseguidos por Pablo Escobar’ era um grupo heterogêneo de pessoas que estavam na lista negra do “Patron”. Entre os seus listados estavam traficantes rivais de drogas, paramilitares e outros personagens em busca de vingança contra ele que se juntou à campanha para assassiná-lo. Eles estavam com o grupo de forças que mataram Escobar e segundo Diego Fernando Murillo (Don Berna), um dos principais membros da organização, foi seu irmão Rodolfo que deu o tiro que matou o narcotraficante usando uma M-16. As autoridades, como explica o jornalista americano Mark Bowden em seu livro Killing Pablo, eles não confirmaram esta versão, especialmente pelo fato de que negam ter trabalhado com Los Pepes.
2. Suicídio: Para Juan Pablo, seu pai tirou sua própria vida. Em seu livro Pablo Escobar: Mi Padre e em entrevistas posteriores, o filho do traficante diz que foi ele quem atirou em si mesmo no telhado: este disse que, se ele fosse capturado cometeria suicídio em sua orelha direita. Para apoiar seu caso, ele observa que a foto do cadáver no telhaso está ao lado de sua pistola Sig Sauer, que iria ser usada para cometer o suicídio. A teoria é apoiada por grande parte da família, mas o coronel Hugo Martínez, líder do Bloque de Búsqueda, discordou desta teoria, porque as feridas aparecidas na autópsia não tinham nada a ver com suicídio.
3. Bloque de Búsqueda: Este grupo de forças colombianas, administrado pelo Estados Unidos, foi criado após Escobar escapar da prisão (1991) tendo como o único propósito capturá-lo. De acordo com a versão oficial, a casa onde o traficante estava escondido em Medellín após ter ligado para seu filho, como revelado pelo político Richard Aguilar, foi dito em seu livro El hijo de la guerra. Eles entraram na casa, o narco e seu guarda-costas escaparam pelo telhado, onde foram mortos.
Mas quem deu o golpe fatal? “Ninguém nunca vai te dizer. Você vai ter que adivinhar”, Bowden disse a um soldado americano que viu a morte de Pablo Escobar.