“Surviving R. Kelly: o capítulo final” foi ao ar em duas partes na noite de segunda e terça-feira (2 e 3 de janeiro). Os episódios narraram os julgamentos subsequentes e as consequências gerais que ocorreram contra o cantor após a primeira série de alegações da estreia da série em 2019.
Também revelou coisas ainda mais sinistras em que o cantor supostamente se envolveu, incluindo um ritual de alimentação forçada de suas fezes e abuso físico da ex-namorada Azriel Clary.
“Ela (Azriel Clary) estava no ônibus da turnê. Eles estavam na sala dos fundos. E eu o ouvi batendo nela – a espancando”, disse uma sobrevivente não identificada. “Houve outro incidente em que Robert fez uma das garotas, ou algumas garotas, comer suas fezes. Era mais um tipo de ritual de lealdade quando elas tinham que comer as fezes.”
Clary testemunhou anteriormente contra R. Kelly em seu julgamento por tráfico sexual em 2021, e também falou sobre o cantor forçá-la a comer fezes no passado. O primeiro dos dois episódios explorou seu depoimento, onde ela detalhou como Kelly a havia instruída a mentir durante uma entrevista contenciosa com Gayle King.
Além disso, os episódios mais recentes revelaram que supostamente houve uma sextape envolvendo a falecida Aaliyah, com uma sobrevivente descrevendo como ela foi supostamente agredida após descobri-la.