Na semana passada, nós começamos essa coluna falando sobre as diferenças entre Rap e Hip Hop, tendo em vista a pouca preocupação que a nova geração de pessoas do rap tem com a história do movimento e a pequena disponibilidade de tempo e paciência da antiga geração para transmitir seus conhecimentos.
Bom, sabendo a diferença entre Rap e Hip Hop uma pergunta a ser feita é: como surgiu o Rap?
E é importante começar dizendo que nós não temos certeza absoluta. Conforme cada pessoa viveu o período de nascimento do Rap, contou a história de uma forma diferente. E, juntando todas as histórias que ouvimos sobre esse período, temos duas versões diferentes do que pode ter acontecido.
Na primeira versão, o rap nasceu nos anos 70, no bairro do Bronx, na cidade de Nova York. E nasceu por causa de uma série de eventos que facilitaram seu desenvolvimento. Por um lado, foi nos anos 1970, nos EUA, que surgiu a tecnologia dos LPs, o que deixou todos os aparelhos do vinil muito mais baratos e acessíveis: o que antes era um artigo de luxo, tornou-se acessível, especialmente para as pessoas da periferia do país. Além disso, em muitos guetos americanos, a maioria da população era negra e latina e, em uma década de recessão econômica e desemprego, ficava mais em casa, inclusive porque qualquer atividade fora do próprio bairro era cara. Entre as pessoas que moravam no Bronx nessa época, estavam muitos jamaicanos que tinham a tradição de fazerem festas abertas na rua com som alto. Por fim, fui uma época politicamente tumultuada onde o presidente liberal Richard Nixon teve que renunciar, enquanto assumiu o ultra-conservador Jimmy Carter que, por não investir na infraestrutura dos guetos, levou a um maior consumo de drogas e violência nos próprios bairros periféricos.
Ou seja: vinil mais barato, pessoas desempregadas passando mais tempo no próprio bairro, pessoas que gostavam de fazer festas de rua e um governo conservador e opressor. Foi nesse contexto que os primeiros grandes DJs do Bronx surgiram: o jamaicano Kool Herc, Grandmaster Flash e o Afrika Bambaataa. De acordo com o que as pessoas na época falam, Kool Herc foi responsável por inventar a técnica do breakbeat (quando o DJ sampleia outra música), Grandmaster Flash inventou o scratch (girar o disco com as mãos atritando a agulha da pickup com o vinil) e Bambaataa é considerado o fundador do movimento Hip Hop.
E é importante lembrar que as pessoas nos guetos, entre outros gêneros musicais, consumiam muita música produzida por intérpretes negros como o Soul, o Spiritual, o R&B, o Funk e a Disco, de forma que grande parte das bases musicais das primeiras dos primeiros raps foram inspiradas ou sampleadas desses outros estilos
Foi nesse momento que surgiu o Rap enquanto técnica musical. Um dos historiadores do Rap, o antropólogo João Batista de Jesus Félix, escreveu sua tese de doutorado falando sobre esse momento de fundação (veja o texto na íntegra AQUI) e diz que a rima começou de um jeito diferente do que a batida. O foco das festas rap eram as batidas e o MC (mestre de cerimônias) apresentava os DJs. Conforme o tempo foi passando o MC, além de apresentar os DJs, falava muitas vezes e de forma breve sobre os problemas sociais do bairro. Até que, em um determinado momento os DJs, percebendo que essas críticas sociais tinham a ver com a batida deles, começaram a convidar MCs para cantarem as suas batidas. E, de acordo com essa versão da história, foi assim que surgiu a configuração dos grupos de rap que existem até hoje: os DJs e os MCs.
Por fim, a segunda versão da história, defendida também por um dos nossos leitores aqui do ZonaSuburbana, já diz que o Rap, na verdade, surgiu nos anos 1950 na Jamaica e, conforme alguns jamaicanos foram para os EUA tentar um emprego melhor, acabaram não conseguindo e foram morar nos guetos das cidades. E, em Nova York, pelo motivos falados aqui, houve uma grande abertura para que os jamaicanos mostrassem essa nova forma de fazer festas e produzir um som diferente. E, nessa versão da história, foi a partir daí que os MCs entraram mais no Rap e começaram a cantar sobre política, como dito anteriormente. Ou seja: a grande diferença da primeira versão para a segunda é sobre onde a batida do Rap surgiu.
Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões escrevam para nós nos comentários!