O hip-hop e os quadrinhos formaram um relacionamento de flerte que une, continuamente, duas culturas em constante crescimento e as Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, trazem atividades gratuitas destes universos, como uma exposição com personalidades negras como super-heróis, por exemplo, a Negra Li como Tempestade, realizada pelo ilustrador Wagner Loud junto com o youtuber Løad Comics, aberta para visitação na Fábrica de Cultura Osasco, a partir de 7/11.
O hip-hop completou 50 anos de história em agosto e em novembro comemora-se o Dia Mundial do Hip-Hop (12/11). Para celebrar, a Fábrica de Cultura Capão Redondo está fazendo uma programação com algumas pessoas do documentário Chic Show. Em 19/11, das 18h30 às 21h terá a exibição do filme + bate-papo na Praça João Pais Málio, pertinho da Fábrica. A roda de conversa será com equipe de som BILLBOX, organizadora de festas black desde os anos 80, juntamente com os pesquisadores do documentário Guilherme Botelho e Felipe Choco, os diretores Felipe Giuntini e Emílio Domingos, com a mediação de Márcio Bhering, do Samba da Vila. A partir dos 10 anos.
Já no Museu da Língua Portuguesa, terá o 8º Sarau Hip-Hop no Museu estará sob comando e curadoria do rapper e mc Xis, tendo como convidados o DJ Erick Jay e o artista The Sarará, que apresentará uma exposição fotográfica. Em 18/11, das 12h às 14h, no saguão central da Estação da Luz. Grátis.
E, ainda, em celebração ao Dia Mundial do Hip-Hop, na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, publicará um vídeo gravado para conhecer a história por trás dessa cultura e finalizará com uma mostra de dança dos ateliês e trilha de longa duração de street dance da Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes. A publicação será em 12/11, às 14h, pelo YouTube.
Além disso, outras instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas estão com dicas de passeios e cursos, como: Cursos gratuitos de atuação, cenografia e muito mais na SP Escola de Teatro; Concurso de fotografia com prêmios pelo Museu do Futebol; Festival de Circo SP em Piracicaba, com entrada gratuita, etc.