Coolio, o rapper mais conhecido por seu hit de 1995 “Gangsta’s Paradise”, morreu, seu empresário Jarez Posey confirmou à CBS News. Ele tinha 59 anos.
Coolio, cujo nome verdadeiro era Artis Leon Ivey Jr., morreu na quarta-feira em Los Angeles, disse seu empresário.
De acordo com Posey, Coolio estava na casa de um amigo em Los Angeles e foi encontrado inconsciente no banheiro. Posey disse acreditar que o rapper teve um ataque cardíaco, mas a causa oficial da morte é desconhecida.
O rapper de Los Angeles era mais conhecido por seu single vencedor do Grammy “Gangsta’s Paradise”, que foi destaque na trilha sonora de “Dangerous Minds” (Mentes Perigosas), de 1995, estrelado por Michelle Pfeiffer. A música é considerada uma das músicas de rap de maior sucesso de todos os tempos, depois de passar 3 semanas no topo da Billboard Hot 100.
Nascido em Monessen, Pensilvânia, Coolio mudou-se para Compton, Califórnia, onde iniciou sua carreira no rap. Ele lançou seu primeiro single, “Whatcha Gonna Do?” em 1987, eventualmente juntando-se ao grupo WC e ao Maad Circle.
Ele lançou seu primeiro álbum, “It Take a Thief”, em 1994, que alcançou o 8º lugar na Billboard 200. Em 1995, Coolio lançou “Gangsta’s Paradise” com LV para o filme “Dangerous Minds”. Ele se tornaria seu maior sucesso e liderou a parada Billboard Hot 100 por três semanas. A faixa lhe rendeu um prêmio Grammy de Melhor Performance Solo de Rap.
Em agosto deste ano, o vídeo entrou para o clube de um bilhão de visualizações do YouTube.