Um dos maiores nomes da história do rap brasileiro, Washington Roberto Santana mais conhecido pelo seu nome artístico Dum Dum morreu aos 54 anos, na manhã desta quinta-feira, 12 de maio de 2023, no Hospital do Campo Limpo, onde se encontrava internado desde o dia 06 de abril, após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). A notícia foi confirmada nas redes sociais do grupo Facção Central.
O primeiro contato de Washington com o rap aconteceu em um show do grupo Racionais MC’s, e foi nesse instante que o mesmo decidiu virar rapper. Segundo palavras do próprio, “se não fosse o rap eu não estaria vivo”.
Dum Dum entrou para o Facção Central em 1989, com a saída de Eduardo e Smith em 2013, Moysés, ex-integrante do grupo A286 e Bihel foram os substitutos.
Em agosto de 2015 Moysés e Bihel deixaram o grupo. Em dezembro de 2015, Dum Dum com a produção de DJ Pantera lançou o sétimo álbum do Facção Central, o primeiro sem Eduardo, “A Voz do Periférico”.
O rapper esteve nas gravações de todos álbuns do Facção Central, desde a coletânea “Movimento Rap Vol. 2” de 1993, e começou da discografia do grupo em 1995 com o álbum “Juventude de Atitude”.
O grupo chegou a sofrer ameaças por parte de policiais, censura de algumas rádios, prisões pelo conteúdo de algumas letras e até mesmo a proibição de veiculação do videoclipe da música “Isso Aqui É uma Guerra”, considerado pelas autoridades como apologia ao crime.
Eduardo Taddeo, ex-Facção Central, que fez parte do grupo por anos lamentou a morde do rapper nas redes sociais. “Infelizmente na manhã de hoje o rap nacional ficou mais pobre. Uma das maiores vozes do hip Hop nos deixou. Seu legado será eterno. Descanse em paz meu mano, todas as quebradas do Brasil agradecem pelo que vc fez e representou.”