segunda-feira, janeiro 20, 2025

Últimos Posts

Rapper indígena quebra todos os estereótipos do México através do hip-hop

Mare Advertencia Lírika é a zapoteca que luta pela igualdade de gênero com suas canções!

Por: Raquel Miserachi

Mare é uma garota de origem zapoteca de Oaxaca. Tem 28 anos, é rapper e se orgulha de suas raízes indígenas e de ser mulher. O graffiti introduziu a artista ao mundo ao rap quando ela tinha 16 anos, esse estilo de música que permite o protesto social, ativismo e revolta.

Mare é fundadora e parte do Advertencia Lírika , o primeiro grupo de mulheres que fizeram de rap em Oaxaca, México. Em 2007, elas lançaram seu primeiro álbum intitulado 3 Reynas e continuaram juntas até 2009. Agora, cada uma delas têm seu próprio projeto.

As pretensões de Mare não são as correntes de ouro, iates etc. O que a MC quer é colocar temas que afligem toda a sociedade mexicana e que, ao seu tempo, são problemas que estão em muitas comunidades ao redor do mundo.

Entre 2007 e 2012, 1909 feminicídios foram cometidos no México. Isso significa que há mais de três crimes por 100.000 mulheres. Combatento esta violência, a proposta musical de Mare também é única. Enquanto é inserida na cultura do hip-hop, a MC tenta incorporar elementos típicos como a música tradicional mexicana com o funk e reggae.

Ouça o disco “Siempre Viva”:

Leia reportagem original (em espanhol)

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca