A equipe do rapper Major RD, informa que a música que seria lançada dia 20/6/2023, que citava o nome de um banco digital famoso, não poderá mais ser lançada em sua versão original.
“O banco que cito em minha música acabou de notificar meu empresário através de um dos seus advogados para que minha música não fosse lançada em sua forma original na segunda-feira, nos ameaçando de processo. Fomos orientados pelo nosso advogado que não teria problema algum, já que se trata de uma obra musical e nada teria a ver com as leis que foram citadas na notificação.
Mas decidimos não usar mais o nome do tal banco digital por não querermos mais a nossa imagem associada a uma empresa que tenta silenciar a liberdade de expressão dos artistas. Estou comunicando por que da mesma forma que estão tentando fazer dessa vez já sofremos essa mesma censura em outra obra musical, e na época por não ter assessoria jurídica decidimos tirar a música do ar com quase 2 milhões de player.
Imagina se bandas como legião urbana com o “geração Coca-cola” ou Run-Dmc com “My Adidas” e diversos outros artistas que são de quebrada começarem a ser silenciados e não terem liberdade de expressão em suas músicas. Isso que o banco digital que se diz “moderno” está fazendo é tentar nos intimidar através dos seus advogados mesmo sem um fundamento legal coerente, misturando a lei de marcas com a lei de direitos autorais. E a liberdade de expressão, que permite a citação.
Falo o nome do banco de forma positiva na música e aconselhando meus fãs a guardarem dinheiro!
Inclusive estou encerrando minha conta lá, e vou procurar um banco com um posicionamento mais adequado com minha música e meu público. Sou um jovem preto e de periferia que representa a minha quebrada e todos lá, se pro banco a música é um problema, pra mim eles são um problema maior ainda.”