“‘Cairo’ é uma ode ao maior e mais importante acontecimento de minha existência, é minha forma de gritar ao mundo o quanto o amor pode mudar uma vida”. É assim que resume o multi-artista paulistano Rashid, sobre a canção que abre o seu novo trabalho de estúdio. O single “Cairo” é nomeado a partir do primeiro filho do rapper, e chega também com a potência de sua localização – como capital do Egito, uma das maiores cidades do continente africano, para registrar a principal transformação atravessada por Rashid: a paternidade. Primeiro contorno do quinto álbum de estúdio do músico, figurando-o como uma das vozes centrais do rap nacional, a faixa chega às plataformas de áudio, como uma antecipação da celebração do Dia dos Pais. “Cairo” ainda será acompanhada por um registro audiovisual dirigido por Noguchi, que estará disponível no canal de YouTube de Rashid a partir do dia 18 de julho.
A primeira canção apresentada desta nova fase na trajetória musical de Rashid, chega como um registro documental poeticamente singelo. “Essa música foi criada antes mesmo do Cairo nascer. Durante a gestação da minha esposa, eu precisava colocar pra fora o que estava sentindo e o único jeito foi com o caderno e a caneta na mão – como na maioria das vezes em minha vida”, lembra o rapper. Apesar da composição ter sido criada meses antes, a versão lançada agora é fruto das muitas vezes em que Rashid a cantou para o filho: “Foi quando passei a ninar ele ao som da música, que encontrei a entonação perfeita para a faixa. Aí resolvi voltar ao estúdio e regravar, com o arranjo e produção de Bernardo Massot e os coros de Aya”.
Entre um balanço e outro, o letrista surpreende os fãs com uma nova maneira de mandar um rap, que para o filho chegou como uma canção de ninar. “Essa música sintetiza muito do que o disco comunica, e indica um pouco do rumo que estamos seguindo, explorando novas sonoridades e mais abertos a debater as situações da vida”, adianta o músico. “Cairo” traz um novo Rashid, pai e adulto, que agora tem sua música bem mais madura e definida. O acalanto da canção traz ainda o registro dos batimentos do coração de Cairo em um dos ultrassons, entre uma linha e outra da composição de imaginações sobre a paternidade que, hoje, dois anos depois, fazem parte do dia a dia de Rashid.
“Cairo” debuta um disco composto de momentos que transformaram a trajetória de Rashid e também do Michel – nome de batismo do rapper ––, mas que também são situações que permeiam o cotidiano de cada indivíduo. O quinto trabalho de estúdio do músico tem previsão para agosto, e é um lançamento do selo Foco na Missão, agora, em parceria com a Altafonte Brasil. Fruto de novos estudos, referências, texturas de som e experimentos, o quinto trabalho de estúdio na discografia de Rashid traz “Cairo” como primeiro single, por sua grandeza induzida pela paternidade – ao mesmo tempo que prepara o público para um novo caminho musical. “Podem esperar um rap que busca seu lugar junto à nossa cultura brasileira”, resume o artista.
Em suas redes, Rashid postou uma carta aberta com objetivo de tocar todos que acompanham seu trabalho.