Neste sábado acontece no Red Bull Station a segunda edição do Sofalá, torneio de poesias faladas, conhecido por Poetry Slam. O evento é gratuito e aberto ao público.
Um sábado por mês o espaço recebe uma comunidade de slam que realiza o torneio. Desta vez o espaço receberá o Slam do CORRE!, uma batalha de poesias realizada em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Os participantes têm que ter textos de autoria própria que contenham no máximo até 10 segundos cada. No Slam do Corre! ocorrem 3 rodadas eliminatórias em que restam somente 3 poetas para disputar o título de CORRERIA do mês e a vaga para a final do Slam em dezembro.
O vencedor de cada edição do Sófálá gravará uma poesia no Red Bull Studio São Paulo e uma coletânea será impressa e divulgada ao final do ano.
A curadoria do projeto é de Emerson Alcalde, ator e artista slammer.
O Que é o “Poetry Slam”?
O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes: um tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações, um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e acessórios e a atribuição de prêmios simbólicos no final. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento.
Esta prática artística e performativa nasceu em meados dos anos oitenta pela iniciativa do mestre de obras e escritor, Marc Kelly Smith. Começou em Chicago na Green Mill Tavern, tendo desde logo conquistado os Estados Unidos e, progressivamente, a Europa e outras partes do mundo. A palavra Slam refere-se hoje em dia a uma poesia autoral, escrita para ser dita. Impõe-se cada vez mais a nível internacional como um meio de expressão artístico e popular. É uma forma de poesia sonora considerada como um movimento de expressão poética, social e cultural, que revitaliza a prática da oralidade, da troca e partilha de ideias e mensagens. Inicialmente à margem dos circuitos artísticos tradicionais, hoje em dia já largamente reconhecida e mediatizada na maior parte dos países onde existe uma forte cultura Slam. À partida baseado na noção de comunidade, o Slam recupera a expressão poética num formato moderno e acrescenta à herança das culturas poéticas europeias, americanas e africanas, uma vontade firme de dar a palavra a todos e todas.
Emerson Alcalde é ator e artista slammer. Apresentador do SLAM DA GUILHERMINA. Autor dos livros: (A) MASSA e O Boneco do Marcinho. Atuou em 21 espetáculos teatrais. Participou do EP “…ENTRE…” do KAMAU. Ministrou workshop na Venezuela e na Argentina. Ganhou diversos torneios de poesias entre eles o SLAM SP, representando o Brasil, onde foi bronze, na Copa do Mundo de Poesias de Paris, na França em 2014.
Serviço:
Sofalá Slam do Corre
Data: 28 de março – sábado
Horário: 16h
Local: Red Bull Station, Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo.
Aberto ao público, sujeito a lotação do espaço.