Para as gerações mais jovens, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental influenciam diretamente nas decisões de consumo. E a Riachuelo, varejista brasileira, nascida no nordeste, que tem o pilar ESG como frente primordial de seu negócio, viu no Lollapalooza Brasil 2024 uma oportunidade de se conectar com sua audiência e mostrar de maneira lúdica e imersiva as práticas que vêm adotando para minimizar o impacto ambiental, social e econômico na produção do seu mix de produtos.
O Lollapalooza Brasil 2024 é um dos eventos musicais mais aguardados do ano, não apenas entre os fãs do cenário pop-rock-indie, mas também entre todas as marcas que patrocinam e apoiam o festival, que há meses planejam suas estratégias de comunicação para surpreender e atrair a atenção do público no Autódromo de Interlagos – tanto com ativações e brindes, mas também pela comunicação de seus posicionamentos, indo muito além de seus produtos ou serviços.
A Riachuelo, como parceira de moda oficial do festival, chega para contar em seu estande de 100m² a grande história por trás das peças jeans da sua marca Pool, que utilizam até 70% menos água no processo de lavagem, e são produzidas a partir de fibras recicladas e aviamentos mais sustentáveis.
Com uma atmosfera atrativa, tecnológica e inteiramente instagramável, o destaque vai para a Pool Wash, onde o público vai poder participar de uma experiência imersiva que simula o método de lavagem dos jeans. Além disso, dentro do espaço da Riachuelo terá um Stage pronto para receber performances do público repletas de personalidade. Aqueles que participarem das ativações serão presenteados com o vídeo captado em tempo real e uma bolsa porta celular all jeans feita a partir de jeans sustentáveis cedidos pela Vicunha, desenvolvida exclusivamente para o festival, que poderá ser customizada.
“Estamos no Lollapalooza Brasil 2024 para também reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, apresentando o que a Riachuelo sempre soube entregar – inovação no varejo de moda nacional. Lá, o público vai entender o que acontece por trás dos nossos processos internos de confecção do jeans, descobrindo que a sustentabilidade está presente em todas as fases da nossa operação fabril”, comenta Valesca Magalhães, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.
Além disso, para apresentar ao público como todo esse processo se concretiza em um produto, a Riachuelo traz para seu estande, em primeira mão, o seu novo lançamento: a coleção circular, uma seleção especial de peças desenvolvidas com fibras recicladas a partir de resíduos têxteis de sua própria fábrica, em Natal, que foi desenvolvida no HUB de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade da Riachuelo, iniciado em 2022.
Atualmente, o HUB conta com parceiros estratégicos, como a B3, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Vicunha, Retalhar, Focus Têxtil, Opim e SFCB. O IPT, inclusive, foi responsável pelo trabalho de pesquisa e desenvolvimento para a criação da fibra que tornou a Coleção Circular possível.