A Rider, marca de calçados ligada à cultura urbana, e a Piet, marca high end com inspiração no sportswear e influência do streetwear criada pelo designer Pedro Andrade, se unem para lançar globalmente a sandália “Earth Exploration Uniforms“. Com base no modelo R Next – já presente no portfólio de produtos da Rider -, que se diferencia por misturar os modelos slide e sandália, visto que a tira do calcanhar é removível, a EEU – Earth Exploration Uniforms é o resultado do olhar criativo do Pedro, e suas referências de moda, sobre o produto.
Para isso, Pedro partiu da concepção do primeiro logo da marca, que é uma montanha, e isso o levou à inspiração nos esportes outdoor, como trekking e montanhismo. Aliado ao posicionamento urbano da Rider, o conceito do produto chegou à experimentação da natureza na cidade – espaços naturalmente urbanos -; à vivência do escapismo por meio da escolha pessoal de lugares que proporcionam momentos que fogem à rotina do dia a dia. O EEU foi criado para apoiar a criatividade, aventura e expansão tanto de personalidade, quanto de conhecimento, por meio da exploração urbana.
Com isso, o produto traz uma mistura inusitada de materiais, e relação com sportswear, que, por sua vez, acrescenta tecnologia, tudo em contraste com a alfaiataria característica de Piet. O destaque é o bolso no cabedal em cordura – tecido similar ao nylon, porém mais resistente, indicado para a prática de esportes outdoor -, que é removível e impermeável, e tem a logo da Piet em alto-relevo.
Outro atributo é a corda abraçadeira, item essencial em alguns esportes e atividades, que prende o calcanhar e promove melhor firmeza ao calce. “Eu quis trazer esse utilitarismo das roupas esportivas para o produto, e isso deu uma cara de sandália esportiva tecnológica“, explica Pedro.
Para a campanha de lançamento, o conceito de oásis urbano foi o tema para a artista e designer Ana Arietti criar uma intervenção artística no Centro Cultural São Paulo (CCSP), espaço localizado na cidade de São Paulo, que recebe uma ampla programação cultural. Ana produziu o cenário inspirado na temática Earth Exploration Uniforms, que foi plano de fundo das fotos oficiais, feitas por Alex Batista, com poses da dupla 2STRANGE (ex-Foreign), formada pelos irmãos Dani Boy, de 20 anos, e Bobby Banks, de 22 anos – misturam rap e R&B, têm single lançado em parceria com Alok, e estão preparando um lançamento com produção de Papatinho -, styling de Márcio Banfi e beauty de Rafaella Crepaldi.
O EEU é um lançamento global, e além do Brasil estará presente em Portugal, Estados Unidos, e Emirados Árabes. “A Rider está presente globalmente em torno de 75 países. Neste projeto com a Piet vamos seguir a mesma estratégia do Brasil de exclusividade, e em termos de marca, tem como principal objetivo reforçar o posicionamento da Rider no universo do lifestyle jovem da cena do streetwear“, declara Alexandre Reis, Gerente de Marketing da Rider.
Em duas opções de cores (preto com bolso verde, e branco com bolso azul), a collab Rider + Piet custará R$299,99, e contará com pares limitados para pré-venda no dia 31 de julho, por meio de link enviados apenas às pessoas que efetuarem cadastro de interesse no site (rider.com.br), disponível a partir do dia 27. O lançamento oficial será no dia 03 de agosto – mesmo dia em que a Piet lança a coleção “Montanha“, da qual a sandália é parte -, a partir das 10h, pelo site (rider.com.br), ou nas lojas Cartel 011 (Rua Arthur de Azevedo, 517 – Pinheiros) e Guadalupe (Rua Três Rios, 126 – Bom retiro), ambas em São Paulo.