Expondo sua reflexão sobre o cenário contemporâneo do rap nacional, Rincon Sapiência lança “Eu não tenho mais tempo”. O single, disponibilizado através do selo Mgoma, foi lançado nesta sexta-feira, 9 de agosto.
Rimando em cima da batida TRAP, o rapper tece críticas à forma como alguns dos novos artistas constroem as suas narrativas textuais em seus trabalhos, além de falar da importância de ter discernimento sobre as prioridades da vida:
“Essa música fala sobre priorizar as coisas que nos fazem bem, as coisas que vão nos dar progresso e deixar de lado as coisas que não estão alinhadas com a nossa saúde, com o nosso desenvolvimento. [E também], tece críticas ao momento atual da cena, onde há um esvaziamento dos textos nas músicas de rap, então optei por uma sonoridade contemporânea para falar sobre a cena contemporânea.”, pontua Rincon Sapiência.
“Eu não tenho mais tempo” chega para o público acompanhada de um visualizer que mostra um personagem em busca da otimização do tempo em um cenário próximo da natureza. Em alguns momentos, ele aparece intrigado e, em outros, correndo para trazer essa ilustração do “não ter tempo”. Ouça nas plataformas.
“A inspiração [para a composição] surge da vida e principalmente de quando a gente vê sentido, né? Então acho que de tempo em tempo, o artista precisa fazer esse realinhamento sobre o que ele está fazendo, se está fazendo sentido, se está fazendo bem para ele mesmo. E aí, a música não é sobre fazer ataques a outras pessoas ou a outros artistas e críticas a fim de impor a sua ideia, mas sim de pensar as razões pelas quais a gente faz as coisas. É um valor mais genuíno do que propriamente sobre as métricas que estão no mercado, das tendências e tudo mais. Eu acho que sim, me encontro alinhado ao meu propósito, tenho abertura para falar das coisas que eu gosto, das coisas que eu acredito, das coisas que vão ser úteis pra quem me escutar e, além de tudo, é o meu trabalho que eu mantenho. Então, eu me vejo alinhado ainda hoje, mesmo com muitos anos fazendo música, com meu propósito.”, explica o rapper.
Ao longo do tempo, Rincon construiu uma discografia formada por músicas que trazem reflexões sobre questões sociais e questões raciais, visando atingir, em sua maior parte, os trabalhadores e cidadãos comuns como o seu público. Ao falar sobre “Eu não tenho mais tempo”, o artista afirma que é uma música direcionada para aqueles que vivem o universo da música:
“Honestamente, essa música é para todo mundo, mas é muito direcionado para esse universo nosso da música, do cenário do rap, da cultura hip-hop. Os valores mudam de tempo em tempo, de acordo com a forma que a sociedade muda e esse processo é extremamente natural, mas precisa ser alinhado a um propósito. Então, essa música acaba tendo uma mensagem muito direta à cultura do MC. Aborda técnicas de rima, de métricas, de composição.”