Nesta segunda-feira (15) aconteceu a edição 58 do Grammy, o maior prêmio da música mundial, que acontece nos EUA. Com grandes apresentações e premiações para as mais diversas categorias musicais. Entre elas, muitos rappers e cantores ligados ao Hip Hop brilharam. Para te inteirar de tudo o que aconteceu na edição 58 do Grammy, nós do ZonaSuburbana preparamos essa matéria mostrando todos os rappers e cantores de Hip Hop que venceram ou concorreram na premiação.
- Os Vencedores:
Sem sombra de dúvidas, o grande vencedor da edição 58 do Grammy foi Kendrick Lamar. O rapper concorreu a 8 prêmios, tendo vencido 5 deles. Lamar venceu nas categorias de “Melhor Álbum de Rap do Ano” com “To Pimp a Butterfly”, “Melhor Performance Rap” e “Melhor Música Rap” com a faixa “Alright”, “Melhor Colaboração no Rap” com “These Walls” (em parceria com Bilal, Anna Wise e Thundercat) e “Melhor Videoclipe” pela participação que fez em “Bad Blood”, de Taylor Swift. Confira abaixo “Alright”:
Outro grande vencedor foi Abel Makkonen Tesfaye, o cantor do grupo The Weeknd. Tendo concorrido a seis prêmios, o cantor acabou ganhando dois deles: “Melhor Álbum Urbano Contemporâneo” com “Beauty Behind the Madness” e “Melhor Performance R&B” com “Earned It”. O cantor também foi indicado a dois prêmios pela música “Can’t Feel My Face”.
Outro grupo ganhador foi a parceria entre o cantor John Legend e o rapper Common com a música “Glory”, parte da trilha sonora do filme “Selma: Uma Luta pela Igual”, lançado em 2014, que conta a história de Martin Luther King. Concorrendo a três prêmios, a parceria ganhou como “Melhor Música Escrita para Mídias Visuais”. Confira:
Como era de se esperar a super produção “Uptown Funk”, parceria entre Mark Ronson e o cantor Bruno Mars, foi indicada para dois prêmios, tendo vencido na categoria “Melhor Performance Pop com Grupos ou Parcerias”. Confira:
Uma premiação ainda veio para o supergrupo Run DMC. Formado no Queens por Joseph Simmons, Darryl McDaniels e Jam Master Jay, representou o início do Rap na década de 1980. O grupo ganhou como “Conquista ao Longo da Vida”, sendo o primeiro grupo de Rap a ganhar nessa categoria. Confira abaixo “It’s Tricky”, um de seus maiores sucessos:
- Concorreram:
A parceria entre Wiz Khalifa e o cantor pop Charlie Puth, “See You Again”, concorreu a três categorias da premiação. A música integrou a trilha sonora de “Velozes e Furiosos 7”.
Outro nome promissor era Nicki Minaj. A rapper concorreu a três categorias pelo seu álbum “Pinkprint”, por “Truffle Butter” (parceria com Drake e Lil Wayne) e por “Only” (parceria com Drake, Lil Wayne e Chris Brown).
Muitos não acreditaram no fato de Drake ter saído sem ter ganhado em qualquer categoria. Além da parceria com Nicki Minaj, o rapper concorreu a mais três categorias com seu álbum “If You’re Reading This It’s Too Late” e pelas músicas “Energy” e “Back to Back”
O rapper Fetty Wap também foi aposta de muitos fãs do rap gringo. Tendo estourado nas paradas com o som “Trap Queen”, o rapper concorreu a duas categorias da premiação.
J Cole, o rapper alemão criado nos EUA, foi também uma grande aposta dos críticos de música gringos. Apadrinhado por Jay-Z, o rapper concorreu pelo seu terceio álbum “Forrest Hills Drive” e por “Apparently”, faixa desse álbum.
Muitos outros rappers acabaram sendo indicados. Dr Dre, o rapper americano das antigas, concorreu para uma categoria com seu álbum “Compton”.
Kanye West, que agora está lançando seu álbum “The Life of Pablo”, concorreu a dois prêmios pela música “All Day”, parceria com Theophilus London, Allan Kingdom e Paul McCartney.
Big Sean, por sua vez, concorreu ao prêmio de “Melhor Colaboração no Rap” pela som “One Man Can Change the World”, parceria com Kanye West e John Legend, que integra seu último álbum “Dark Sky Paradise”.
O rapper da Vírgiania, Pharrell Williams, que ano passado foi premiado pela música “Happy”, concorreu agora com o som de “Freedom”, que ainda não integra nenhum de seus álbuns, o que sugere que o cantor pode nos surpreender com um novo trabalho em breve.
A$AP Rocky, o rapper do Harlem que estourou no cenário Hip Hop a partir 2011, concorreu a uma categoria da premiação pelo videoclipe de “L$D (LOVE x $EX x DREAMS)”, faixa de “At.Long.Last.A$AP”, seu álbum lançado em 2015.
Por fim, foi destaque o som “Classic Man”, parceria entre o rapper nigeriano e americano Jidenna e o rapper Roman GianArthur. A faixa integra o “Wondaland Presents: The Eephus”, álbum de estréia de Jidenna.
O que você achou da lista de vencedores e de indicados? Você acha que alguém foi injustiçado? Você pensa que faltaram rappers importantes na premiação? Escreva para nós nos comentários!