Webdocumentário conta a história da música dos videogames japoneses.
Aos amantes dos cultuados videogames japoneses, principalmente os lançados nos anos de 1980 e 1990, o webdocumentário “Diggin’ In The Carts” vai contar a história e trazer à luz os responsáveis pela produção das suas excepcionais trilhas sonoras, que ao longo de mais de 30 anos ganharam espaço na cultura pop mundial.
Dividida em seis episódios, o doc/série vai analisar a evolução da música de games – desde as eras 8-bit e 16-bit até os dias atuais -, mostrar como elas foram criadas, quais suas inspirações e como se tornaram referência cultural. Para isso, alguns dos maiores produtores do gênero vão revelar todos os detalhes por trás de cada produção, entre eles Hirokazu “Hip” Tanaka, criador das sonoridades dos clássicos Tetris e Metroid, Yuzo Koshiro, que escreveu a trilha de Streets of Rage tendo como referência a vida noturna de Tóquio do início dos anos 90, e Nobuo Uematsu, o responsável pela produção da série Final Fantasy.
Os depoimentos dos mestres japoneses serão intercalados com comentários de músicos, compositores, produtores e Dj’s renomados, que compartilham como a música de vídeo game exerceu influência na carreira musical deles. Flying Lotus, Dizzee Rascal, Just Blaze, Joker, Fatima Al Qadiri, Kode9, Havoc, J-Rocc e Ikonika são alguns dos entrevistados.
Produzido pela Red Bull Music Academy, o primeiro episódio de Diggin’ In The Carts: “A Ascenção do Chip”.
No primeiro episódio da série Diggin’ In The Carts, lembramos dos pioneiros da música de videogame.
O primeiro episódio do documentário dividido em seis partes – chamado de A Ascenção da Música de Game – vai atrás dos pioneiros dos chips de som dos videogames. Hoje você vai conhecer artistas incríveis, como a Junko Ozawa, uma das primeiras compositoras da Namco, e também Hirokazu ‘Hip’ Tanaka, o cara responsável por compor trilhas inesquecíveis, como as de Metroid e Tetris.
“Hirokazu Tanaka era compositor na Nintendo e criou trilhas icônicas de games como Donkey Kong e Balloon Fight”, conta o co-diretor de Diggin’ In The Carts, Nick Dwyer. “Ele curtia muito ouvir reggae e inclusive tentou recriar os grooves de Sly Dunbar, mas usando sons 8-bit.
Por: Dhaii Moura