sábado, janeiro 18, 2025

Últimos Posts

“SANKOFA”: Thiago Elniño e GOG reforçam a importância de cultivar o próprio tempo em novo EP

“SANKOFA” é um mini EP que une duas gerações do rap nacional. Com 6 (seixas) faixas, sendo 2 (duas) músicas e 4 (quatro) interlúdios, Thiago Elniño, importante nome que vem se consolidando como referência dos princípios e valores da cultura Hip-Hop no Brasil, e GOG, um dos pioneiros e mais importantes personagens da história do rap no país, se juntaram para falar, principalmente, sobre memória, caminhos e trocas. Ouça “SANKOFA” nas plataformas.

“Acho que esse trabalho traz uma reflexão sobre caminhos, etarismo e sucesso, o que é sucesso? Os números ou você construir uma caminhada que tenha impacto real na vida das pessoas? Quais artistas são realmente capazes de abrir mão do lucro financeiro para fazerem aquilo que vai ser realmente produtivo para sua comunidade? Eu e GOG somos comuns nessa escolha, HIP HOP importa muito para gente e a construção que se deixa na caminhada é o que mais faz sentido. Não que dinheiro e números não sejam bem vindos, mas tem que ser mais que isso, tem que vir com a dignidade de não abandonar as ideias que temos fé!”, pontua o rapper Thiago Elniño.

Focado em contribuir para uma melhor qualidade de vida para pessoas pretas em seu trabalho, Thiago Elniño traz no título do EP o nome de um símbolo dentro do sistema de registros dos povos Ashanti, denominado Adinkras, que significa olhar para o passado e se alimentar do conhecimento dos ancestrais para assim obter a sabedoria necessária para fazer escolhas no presente e viver no futuro uma realidade mais próspera.

Direto, forte e melódico, o novo trabalho possui sua musicalidade fundamentada no Boom Bap e traz uma intensa presença dos tambores e ritmos de terreiro e culto aos orixás. Com bases musicais extremamente elaboradas, “SANKOFA” traz referências de bandas como Chico Science e Nação Zumbi, e outros nomes do movimento manguebeat. 

Como convidados surgem o poeta, artista plástico e cantor Renato Matos, a cantora baiana Monique Brito e o militante e deputado estadual do Paraná Renato Freitas, reforçando assim, a transversalidade e riqueza do trabalho em uma narrativa que valoriza os diferentes vozes e caminhos escolhidos por cada um para manter a dignidade diante das lutas cotidianas.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca