O Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), metodologia desenvolvida pela Gerando Falcões e executada pela ONG Entre o Céu e a Favela, está a pleno vapor nas obras que acontecem no Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil. O projeto, uma parceria com Rock in Rio, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, entregou neste último final de semana a reforma dos espaços de convivência das regiões do Buraco e Sessenta. Ao todo, 250 famílias atendidas serão beneficiadas e poderão usufruir de pontos de entretenimento, lazer e convívio, além de espaços para recreação das crianças, com playgrounds. Além da revitalização, o Favela 3D visa fortalecer o desenvolvimento social das famílias e já entrega melhorias nos índices, anunciando que 89% dos moradores, que são acompanhados pela iniciativa, passaram a ter renda e 96% das crianças e adolescentes estão matriculados em escolas.
A intervenção viabilizou a revitalização de fachadas e calçadas, por meio de instalações artísticas, a criação de pontos de entretenimento e cultura, melhorias físicas para o remanejo e organização do lixo com descarte consciente, além da reforma e manutenção de sistemas de água, esgoto e escoamento da água pluvial nos becos e espaços de circulação. A expectativa é que todas as obras na região sejam finalizadas até o segundo semestre de 2025.
“É muito simbólico fazermos essa entrega no Morro da Providência, primeira favela do Brasil. Quando iniciamos o Favela 3D nas regiões do Buraco e Sessenta, 43% dos moradores acompanhados pela Gerando Falcões disseram nunca frequentar eventos culturais. Esperamos que essa realidade comece a mudar a partir desses espaços, que terão pontos de cultura, entretenimento e lazer. Também estamos desenvolvendo diversas iniciativas voltadas à emancipação da pobreza no território, com ações voltadas à empregabilidade e geração de renda e melhoria da educação, saúde e qualidade de vida das famílias”, afirma Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.
Para Cintia Santana, fundadora e CEO da ONG Entre o Céu e a Favela, os novos espaços serão fundamentais para as transformações socioculturais do território. “O Favela 3D traz uma série de iniciativas que impactam o território em termos de ambiente digno, acesso à saúde, educação, cidadania, meio ambiente, geração de renda e iniciativas voltadas a cultura, esporte e lazer. Estamos muito orgulhosos em realizar mais essa entrega para a população do Morro da Providência”, afirma.
Para a vice-presidente executiva da Rock World, empresa que criou e organiza o Rock in Rio e o The Town e produz o Lollapalooza Brasil, Roberta Medina, o projeto reflete a crença de que a união é fundamental para a transformação de realidades e construção de um mundo melhor. “O Rock in Rio abraçou o projeto Favela 3D com orgulho e propósito, unindo forças com a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen para construir um mundo melhor. “Esta colaboração reflete nossa crença de que, juntos, podemos transformar realidades e fortalecer o desenvolvimento social para cerca de 250 famílias nas três áreas do Morro da Providência. É um exemplo poderoso de como a união entre a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor pode impactar diretamente ecossistemas vulneráveis, proporcionando uma vida mais digna a seus moradores. Nossa expectativa é que essa parceria inspire outras grandes empresas do país a apoiarem, ao menos, a transformação de uma pequena favela por ano, pois é ao enfrentar desafios reais que provamos que, transformando o entorno, transformamos o mundo inteiro. Juntos, mais do que nunca, os sonhos acontecem.”, comemora.
“Esta parceria tem possibilitado a construção de um novo futuro para essas famílias, por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local. Estamos muito orgulhosos de unirmos esforços para impactar de forma positiva as famílias do Morro da Providência. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso em ser parte das soluções para os desafios da sociedade”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
“O apoio a este projeto está 100% alinhado com a nossa missão de estimular a mobilidade social por meio de iniciativas que promovam o desenvolvimento de comunidades e o protagonismo dos cidadãos, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. No Favela 3D conseguimos enxergar isso acontecendo na prática com os resultados que já são percebidos no território”, comemora Victor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.