Fruto de uma parceria musical firmada entre Jô Maloupas, integrante do grupo Odisseia das Flores e o rapper e articulador cultural, Negotinho, o projeto “Seleção Brasileira de Rima” surge para destacar a contribuição de artistas engajadas em potencializar o alcance das vozes femininas na música brasileira, atuando principalmente em projetos de base cultural e social nas periferias dos estados de São Paulo e Bahia.
“O objetivo é dar visibilidade para mulheres e homens que usam o rap como um instrumento de transformação social, para combater o machismo e a homofobia na sociedade. E essa proposta tem dado certo devido ao interesse dos artistas para se articular e discutir estas questões, por isso criamos esse projeto”, explica Jô Maloupas. Ela ressalta que essa iniciativa foi amadurecida com apoio do rapper Negotinho, que também é seu marido e parceiro para realização de projetos socioculturais nas periferias da zona leste de São Paulo.
“Juntos, nós criamos em 2014 o “Casal do Rap”, um projeto musical que tem sua base artística enraizada na cultura Hip Hop e que se preocupa em olhar para o movimento e entender o seu potencial para gerar novos projetos musicais e revelar novos artistas”, relata a rapper.
Dirigido por Toni William Crosss e gravado no estúdio Arlequim em Franciso Morato, o web clipe “A Bola da Vez” conta com as seguintes participações: Jo Odisseiana, Chai Odisseiana e Letícia Odisseiana do grupo Odisseias das Flores, Jana D’Notria e Juliana Sete do grupo Omnira, que tendo como foco o empoderamento negro e feminino, Bruna Muniz, rapper e produtora musical independente, Lilian DuGueto, rapper e articuladora cultural, Cintia Savoli, rapper de Salvador e TflowMc, rapper e militante do movimento LGBT.
“A cada dia que passa o mercado do Rap Nacional ganha novas referencias musicais de representatividade feminina e de gênero e a “Seleção Brasileira de Rima” simboliza esse cenário”, conta Jô, lembrando que a música “A Bola da Vez” também estará no novo CD do grupo Odisseia das Flores, que tem previsão de lançamento para o inicio de 2017.
Em 2017, o Casal do Rap continuará colocando em prática projetos musicais para fomentar, produzir e executar iniciativas inovadoras no cenário do rap nacional. O Cypher “Seleção Brasileira de Rima” está entre eles, juntamente com o Breshow, um projeto criado para atrair o interesse dos jovens da periferia para discutir questões de gênero e sexualidade, em paralelo a realização de shows de rap, feira de roupas, desfiles de roupas customizadas e debates sobre sexualidade em espaços culturais de coletivos da periferia de São Paulo.
“Desconstruir a postura machista dentro da cultura Hip Hop e do público que consome essa arte é um dos maiores desafios das minas que fazem parte deste projeto e de vários outros espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas esse fator social é algo que nos motiva a seguir em frente, sempre acreditando nos nossos valores”, finaliza.
Confira o vídeo de “A Bola da Vez” do Cypher coletivo Seleção Brasileira de Rima: