Em 2018, o cineasta e diretor brasileiro Pedro de la Fuente lançou o curta-metragem intitulado “Castells”. Disponível através da plataforma Vimeo (assista aqui), o curta teve uma bem-sucedida temporada em festivais como o Kinsale Shark Awards de 2019, onde ganhou o prêmio por melhor curta-metragem, National Geographic Short Film Showcase, Directors Notes e MadeGood, conquistando label de filme cult em seu ano de lançamento.
Quase cinco anos após sua estreia, o filme ainda move pessoas que o encontram por acaso ou por recomendações de amigos e é considerado a gravação mais relevante e reveladora desta tradição cultural catalã, oferecendo uma perspectiva profunda sobre os “Castells”.
Os Castells e os Castellers, aqueles que compõem as torres humanas, representam uma parte integral da rica cultura catalã. A prática data do século XIX, mas suas origens ainda são desconhecidas. O filme foi produzido entre várias viagens à Catalunha no ano de 2018, fruto de uma mistura de amor e curiosidade por essa prática cultural centenária.
O filme não apenas captura a essência da tradição, mas também mergulha nas complexidades e na importância das torres para a comunidade. A prática une todas as faixas etárias e gêneros, com mais de mil pessoas colaborando para erguê-las. Os Castellers se reúnem de 2 a 3 vezes por semana, estreitando laços, compartilhando momentos e construindo não apenas torres, mas também conexões profundas.
Em Abril deste ano, um renomado diretor de videoclipes entrou em contato com Pedro, cineasta por trás do curta “Castells”. O diretor expressou o interesse em licenciar imagens do documentário para um projeto associado ao rapper norte-americano Travis Scott. Segundo ele, a inspiração para o projeto havia partido do próprio Travis, que desejava retratar a prática das torres humanas em sua arte. Uma mudança na direção criativa encerrou prematuramente as negociações do projeto, mesmo após disponibilização de material referente ao filme para a equipe do rapper.
No entanto, no último dia 15 de agosto, Travis Scott lançou, em todas as plataformas de vídeos, o videoclipe da música “SIRENS” de seu álbum “Utopia”, onde ele assume o papel de um casteller. Com ângulos e abordagens narrativas bastante similares às de “Castells”, tornou-se nítida a inspiração para essa produção.
“No mundo das artes sempre haverá referência e inspiração. Por um lado fiquei com a sensação de que poderiam ter me chamado para fazer o clipe, por outro, me sinto orgulhoso em ter sido fonte de inspiração para o artista.”, conta Pedro. O clipe conta hoje, com mais de 7 milhões de visualizações.