O beatmaker paulista SonoTWS (de Jundiaí) e o MC carioca PumaPJL se uniram para continuar disseminando a efervescência do rap underground (o boombap) e a cultura urbana dos anos de 1990 com o projeto Febre90’s. Eles abrem os caminhos com o single “No Piscar dos Olhos”, que chega aos serviços de streaming via Tired Of People e Covil da Bruxa Ent.
“O Febre já era um projeto que eu queria dar início. Aí, o Puma estava fazendo o EP dele, chamado “Naturalidade”, e ele deu um salve perguntando sobre beat… eudisse que tinha uns beats”, diz Sono sobre o início da dupla. “E acabou que eu fiz dois beats pro EP dele e tivemos uma sintonia. Depois ficamos de fazer outros trabalhos juntos, de ser uma dupla, porque eu sempre quis ter um grupo. Acabou que a gente desenrolou algumas ideias, pegamos umas referências e começamos”.
A robusta produção do SonoTWS, feita no clássico sampler 12 bits E-mu SP-1200, tem batidas graves e “sujas”. Essa é a camada perfeita para que o rapper PumaPJL compartilhe com sagacidade e minúcia a realidade de muitos jovens que vivem no subúrbio do Rio de Janeiro.
A Lis MC também chega junto, mantendo a potência no complemento das ideias com suas rimas afiadas. E para que a sonoridade tenha as mesmas características da era de ouro do Hip Hop, a track foi mixada e masterizada pelo nova iorquino Nick Wiz, responsável por produções do Rakim, DMX, Cella Dwellas, Mad Skillz, Chubb Rock, Pudgee Tha Phat Bastard e Chino XL.
“Decidimos fazer uma faixa por completo, em vez daquele lance de fazer mil guias e não sair nada. Então, decidimos que essa seria a primeira música e chegaria até o final com ela e aí a gente foi exercitando isso para não deixar nada pelo meio. Eu já estava fazendo esse beat, mandei pro Puma e rapidão ele fez uma rima. A gente também tinha ideia de chamar uma mina pra complementar o refrão. Aí, eu já tinha visto a Lis no Brasil Grime Show. Convidamos, e ela somou no refrão e também escreveu o verso”.
Ao mesmo tempo que chega às plataformas digitais, “No Piscar de Olhos” também ganha versão física em fita K7. No Lado A está a música com as vozes, e no Lado B o instrumental – que só poderá ser ouvido na cassete. O número é limitado em 50 peças e estará disponível para compra no Bandcamp e Instagram do Febre90s. A ilustração da capa foi desenvolvida pelo grafiteiro e artista visual Ferran M.